A música faz parte da vida dos Gilsons desde que nasceram. José é filho de Gilberto Gil e Francisco e João são netos. A influência familiar foi essencial para a criação do grupo, do qual o nome foi ideia de Preta Gil, mãe de Francisco. Mesclando uma sonoridade que vai de influências da MPB, passando por suas raízes baianas e com uma pitada de swing carioca, por morarem atualmente no Rio de Janeiro, o trio lança o EP “Várias Queixas”. Este é o maior projeto da carreira dos Gilsons, que começou há pouco mais de um ano com apresentações no Rio e São Paulo. O lançamento é pela Fluve, plataforma de distribuição de conteúdo da Som Livre.
A partir desta sexta-feira (22), o EP “Várias Queixas” estará disponível em todas as plataformas de música. São ao todo cinco faixas, onde as autorais “Vento Alecrim”, “A Voz” e “Cores e Nomes” são inéditas. As já lançadas “Love Love” (autoral) e “Várias Queixas”, esta uma regravação em homenagem ao Olodum, também fazem parte do projeto. Carregando o nome do EP, a faixa “Várias Queixas” ganha clipe filmado na comunidade carioca da Tijuquinha, protagonizado pelos dançarinos Hiltinho e Jeniffer Dias.
Em nome de todos, Francisco conta como surgiu o grupo, suas influências e expectativas: “Esse é um projeto que nasceu de uma forma muito genuína, é como se as canções tivessem ganhado vida no momento que elas começaram a tocar as pessoas em nossos shows. Estamos vivendo um momento de renovação no nosso país e falar de amor, de beleza, esperança e transformação é uma coisa muito importante. O ‘Gilsons’ tem esse compromisso, queremos trazer um frescor musical para as pessoas, com o nosso sentimento verdadeiro. Estamos muito ligados à cultura afro-brasileira, aos tambores, ao axé e à sonoridade moderna. A maior parte das nossas referências e influências vêm da nossa ancestralidade e no nosso som fica muito evidente essa mistura. Ainda temos muito trabalho pela frente e queremos mostrar muitas novidades para o público”.