Às terças-feiras, entre 1º e 29 de agosto, o projeto Baiacu, idealizado por Angeli e Laerte, projeta, no teatro do Sesc Ipiranga, filmes sobre cartunistas responsáveis por transformar os anos de 1980 na “Era de Ouro” dos quadrinhos brasileiros.
Os títulos da mostra matam a curiosidade do público sobre a rotina, o processo criativo, as inspirações, os personagens e a carreira de Ziraldo, Henfil, Jaguar, Caco Galhardo, Maurício de Sousa, além dos próprios Angeli e Laerte.
A programação conta com os longas-metragens “Malditos Cartunistas” (2010), “Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’roll” (2006), “Ziraldo” (2004) e “Henfil” (2002) e os curtas “Dossiê Rê Bordosa” (2008), “Angeli 24h” (2010), “Penas” (2012), “Jaguar: Um Homem ou um Rato” (2005) e “Vestido de Laerte” (2012).
Além das sessões de cinema, o Sesc Ipiranga mantém em cartaz até 9 de setembro a ocupação visual do projeto Baiacu, com painéis que exibem ilustrações e lambe-lambes produzidos durante as oficinas ministradas na unidade.
Sobre o projeto Baiacu
Com a proposta de evocar a experiência da “Era de Ouro” do quadrinho nacional e discutir o futuro da linguagem, o projeto Baiacu convidou 15 artistas da nova geração para criar, entre os dias 11 e 23 de julho, um ambiente de intensa produção gráfica na Casa do Sol, em Campinas, onde a escritora Hilda Hilst viveu. O resultado dessa residência artística será reunido em um livro/revista, que será editado por Laerte e Angeli e publicado pela editora Todavia em novembro.
Enquanto se revezavam nessa imersão criativa, os quadrinistas também ministraram oficinas, participaram de bate-papos e pintaram murais no Sesc Ipiranga. Os artistas convidados para o projeto são Eloar Guazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes, Laura Lannes, Power Paola (Colômbia), Ilan Manouachse (Grécia), Bruna Beber, André Sant’Anna, Daniel Galera, Rafael Coutinho e André Conti.
Confira abaixo a programação da Mostra Baiacu de Cinema:
“Malditos Cartunistas” (Dir. Daniel Paiva, Daniel Garcia. 93 min. Brasil)
Sinopse: O documentário traça um panorama da produção de cartuns e HQs no Brasil por meio dos depoimentos de Laerte, Glauco, Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Maurício de Sousa, Allan Sieber, Ziraldo, entre outros.
Onde: Teatro (200 lugares)
Quando: Terça-feira (01/08), 19h30
Preço: Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade. Classificação: 12 anos.
Sessão de Curtas
“Dossiê RêBordosa” (Dir. Cesar Cabral. 16 min. 2008. Brasil)
“Angeli 24h” (Dir. Beth Formaggini. 25 min. 2010. Brasil)
“Penas” (Dir. Paulinho Caruso. 17 min. 2012. Brasil)
“Jaguar: Um Homem ou Um Rato” (Dir. Paulinho Caruso, Pedro Caetano. 17 min. 2005. Brasil)
“Vestido de Laerte” (Dir. Claudia Priscilla, Pedro Marques. 13 min. 2012. Brasil.).
Onde: Teatro (200 lugares).
Quando: Terça-feira (08/08), 19h30
Preço: Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade. Classificação: 12 anos.
“Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’roll” (Direção: Otto Guerra. 81 min. 2006. Brasil)
Sinopse: No réveillon de 1972, na casa de Cosmo, os então jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito vivem intensamente suas existências hippies. Trinta anos depois, os personagens sentem o peso do tempo passado em suas realidades adultas. Para tentar retomar os velhos tempos, eles promovem um reencontro de sua antiga banda de rock.
Onde: Teatro (200 lugares).
Quando: Terça-feira (15/08), 19h30
Preço: Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade. Classificação: 12 anos
“Ziraldo” (Dir. Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran. 102 min. 2004, Brasil)
Sinopse:Com um rico acervo de imagens, o documentário narra a fundação do jornal O Pasquim em 1968, a censura e as prisões que Ziraldo sofreu. O artista também aparece desenhando em seu estúdio e fala sobre o sonho de formar um país de leitores. O filme traz depoimentos do cartunista Paulo Caruso, a filha de Ziraldo Daniela Thomas, Gerald Thomas, Miguel Paiva e Ique.
Onde: Teatro (200 lugares)
Quando: Terça-feira (22/08), 19h30
Preço: Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade. Classificação: 12 anos
“Henfil”(Dir. Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran. 57 min. 2002, Brasil)
Sinopse: A edição mostra a carreira do artista desde 1964, relembra seu trabalho em O Pasquim e no Jornal do Brasil, examina seus livros, sua passagem pelo teatro e seu filme Tanga, deu no New York Times. O documentário é narrado pelo próprio Henfil, graças a arquivos sonoros garimpados e remixados. Entre os entrevistados estão personalidades que trabalharam e viveram com Henfil nos diversos momentos de sua carreira.
Onde: Teatro (200 lugares)
Quando: Terça-feira (29/08), 19h30.
Preço: Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade. Classificação: 12 anos.
Ocupação Visual do projeto Baiacu
Quando: 11/7a03/9
Local: vários espaços da unidade
Contato: (11) 3340-2000. Mais informações:www.sescsp.org.br/ipiranga e email@ipiranga.sescsp.org.br
Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga
Acesso para deficientes físicos.Não há estacionamento
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.