A eterna diva do cinema francês, Catherine Deneuve, estrela a comédia musical “Duas Garotas Românticas” (Les Demoiselles de Rochefort) clássico de Jacques Demy e Agnès Varda, que completa 50 anos e ganha exibição em cópia restaurada no Festival Varilux de Cinema Francês, entre 7 e 21 de junho, em 55 cidades brasileiras. No filme, Delphine (Catherine Deneuve) e sua irmã gêmea Solange (Françoise Dorléac), em seus radiantes 25 anos, dão aulas de dança e música na pequena cidade do litoral francês quando aproveitam a passagem de uma trupe por lá para se unirem a eles e realizarem seu sonho de ir para Paris em busca do amor ideal.
O musical com composições de Michel Legrand foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora em 1967, além de marcar gerações de cineastas como Damien Chazelle, diretor de La La Land, que imprimiu muitas referências do cinema de Jacques Demy ao seu filme. No elenco, estão o astro dos musicais de Hollywood Gene Kelly e os renomados atores e atriz franceses Michel Piccoli, Jeanne Perrin e Danielle Darrieux.
O filme será também uma homenagem aos 50 anos da morte da Françoise Dorléac, irmã de Catherine Deneuve também na vida real, que faleceu em 26 de junho de 1967 num acidente de carro entre Saint-Tropez e Nice. Ela ia pegar um vôo parar assistir à pré-estreia de Demoiselles de Rochefort, em Londres. Françoise Dorléac teve uma carreira breve porém com papéis relevantes em “Homem do Rio” (L’homme de Rio – 1964) de Philipe de Broca, “Um só pecado” (La peau douce – 1964), de François Truffaut e “Armadilha do Destino” (Cul de Sac – 1966) de Roman Polanski.
O Festival também traz Catherine Deneuve em sua mais recente atuação na comédia dramática “Sage Femme”, de Martin Provost, ao lado de Catherine Frot, que foi muito bem recebida pela crítica no festival de Berlim 2017.
Os dois filmes estão entre as 19 produções da cinematografia francesa que integram a programação do Festival.