A partir do dia 08 de novembro o Sesc de São José dos Campos realiza a exposição Ramis Melquizo – persistência da arte sobre a vida. A mostra conta com pinturas, objetos tridimensionais, alguns desenhos, projetos gráficos, cadernos do artista, entre outras produções artísticas.
Sua produção artística, sempre intensa e versátil, abriu espaços para a criação de projetos de design gráfico de qualidade, realizados antes da era digital. Participou de inúmeros projetos, entre eles, o desenvolvimento dos carros Aero-Willys, Interlagos, Uirapuru, Buggy, Glaspac, Corcel. Ainda venceu o “Concurso Presidente”, criado pela Indústria Brasileira de Automóveis Presidente – IBAP. Com alma criativa e vibrante, possibilitou apropriação de várias técnicas e linguagens de expressão.
O artista apresenta, por meio das obras, a sua visão de mundo e inserção na realidade da vida com apropriação, lucidez e inteireza. Um olhar limpo e apaixonado sobre a beleza feminina, a interpretação do real e abstração do que é supérfluo. Neste recorte expositivo estão presentes estas três vertentes constantes em todas as fases de sua vida.
Ramis Melquizo é espanhol, naturalizado brasileiro e residente de São José dos Campos desde 1974. Conhecido e reconhecido na cidade, criou, ente outros trabalhos, a logomarca para a empresa Embraer, que permanece até hoje.
O artista possui extenso currículo na área de artes plásticas, principalmente em fotografia, ilustração e pintura. Já expôs em galerias da Europa, Estados Unidos e Brasil. Atualmente faz, preferencialmente, pinturas e desenhos sobre temas diversos. Em seus trabalhos imprime um caráter de unidade e apresenta acentuada preferência por cores vibrantes.
A visitação vai até 20 de janeiro de 2017 nos horários de funcionamento do Sesc. Entrada gratuita. Recomendação etária livre.
Data: De 08/11/2016 a 20/01/2017
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dima
Área de exposição.
Visitação durante os horários de funcionamento do Sesc.
Grátis. Livre.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Conheço os trabalhos do Ramis de longa data, pois trabalhei com ele na Embraer. Suas telas são uma explosão de luzes e cores; expressam o sentido da vida. Um grave acidente ocorrido há quase 30 anos o incapacitou de usar a mão direita. Porém, sua notável persistência deu-lhe forças para executar as pinturas com a mão esquerda, revelando-nos um novo e surpreendente mundo expressionista. Imperdível!