Na sessão deste mês da mostra permanente Cineclube Francófono, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, em parceria com o Instituto Francês e a Cinemateca Francesa, será exibido o clássico Hiroshima Meu Amor, de Alain Resnais (FRA-JAP, 1959). Após a exibição, o professor e pesquisador Sânzio Canfora comenta o filme.
A obra tem como fio condutor o relacionamento entre uma atriz francesa casada que, durante as gravações de um filme no Japão, vive um romance com um arquiteto japonês, também casado. Os momentos juntos a fazem relembrar uma antiga paixão por um soldado alemão, durante a Segunda Guerra Mundial, e reacendem as sensações de um amor quase impossível.
Assim como Jean-Luc Godard e François Truffaut, Resnais é um dos mais importantes diretores franceses de todos os tempos. As marcas de tempo e memória impressas no filme estão presentes em sua obra. O cineasta produziu também documentários de grande importância para a história do cinema, como Noite e nevoeiro (1955), sobre os campos de extermínio nazistas.
As sessões da Mostra Permanente Cineclube Francófono acontecem sempre no último sábado do mês, às 14h, e contempla a produção cinematográfica dos países que falam a língua francesa. A programação inclui uma diversidade de estilos e estéticas que compõem a filmografia desses países, com destaque para os grandes clássicos.
Evento: Hiroshima Meu Amor – Mostra Cineclube Francófono
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Data: 24 de setembro (sábado)
Horário: 14h
Classificação: 12 anos
Informações para o público: (31) 3236-7400
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.