A Agência Nacional do Cinema – ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciaram nesta quarta-feira, 31 de agosto, no Rio de Janeiro, o resultado final da Chamada Pública PRODECINE 01/2015 do Programa Brasil de Todas as Telas. No total, serão investidos R$ 40 milhões, oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), na produção de longas-metragens com destinação inicial para as salas de exibição.
Uma das linhas mais tradicionais do FSA, em operação desde 2008, o PRODECINE 01 já financiou a produção de 190 filmes brasileiros de produção independente. Nesta chamada, 278 projetos de todo o Brasil foram inscritos e, após o processo seletivo, o Comitê de Investimento do FSA selecionou 34 projetos de ficção, animação ou documentários.
Entre os vencedores, estão projetos apresentados por produtoras de 11 estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Ceará, Goiás, Rondônia) e do Distrito Federal. A lista inclui os novos trabalhos de diretores como Lais Bodansky, Rosemberg Cariry, Jefferson De, Ana Luiza Azevedo, André Klotzel e René Sampaio. Entre os projetos selecionados há filmes de todos os gêneros, procurando se comunicar com os diferentes públicos existentes no país. De acordo com os indutores regionais previstos no regulamento da Chamada, 30% do total de recursos foi destinado a produtoras sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 15% contemplaram projetos de empresas produtoras da Região Sul ou dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Junto à divulgação do resultado, a ANCINE anunciou também o lançamento de uma nova edição do edital. A Chamada Pública PRODECINE 01/2016 do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 3 vai disponibilizar R$ 45 milhões para investimento na produção de longas-metragens. As inscrições serão abertas nesta quinta-feira, 1º de setembro, e vão até o dia 17 de outubro.