Desafio no mar de Noronha complica os planos de filmagem no Câmera Selvagem deste sábado

O renomado cinegrafista de natureza Cristian Dimitrius traz uma novidade para o quinto episódio da série Câmera Selvagem, que vai ao ar no sábado, 13 de agosto, no canal NAT GEO. Ao lado dos parceiros Bulba e Daniel, ele mergulha no mar de Fernando de Noronha para realizar uma gravação em time-lapse, uma técnica de filmagem em que se capta a imagem de uma paisagem, ação ou objeto com um intervalo maior entre os quadros. Essa técnica, quando a imagem é reproduzida, sugere que o movimento está acelerado.

NAT GEO-Câmera Selvagem (4)

NAT GEO-Câmera Selvagem (5)

NAT GEO-Câmera Selvagem (6)

Cristian já realizou muitas filmagens assim em sua carreira, porém esta é a primeira vez em que utiliza esta técnica debaixo d’água. Em busca do melhor cenário para valorizar o efeito desejado, Cristian viaja até Fernando de Noronha, mas é preciso mais do que isso para conseguir colocar seu plano em prática. Para isso, o trio terá que desenvolver uma traquitana toda especial em busca dessa missão.

“Levar uma engenhoca capaz de movimentar a câmera lateralmente, enquanto registra uma foto a cada 10 segundos, foi um grande desafio. As adversidades marinhas como correntes, ondas, visibilidade, detritos, salinidade e pressão deixaram tudo mais difícil. Foi a primeira vez que alguém tentou uma imagem como essa em nossas águas e toda vez que se busca algo inédito, ainda mais debaixo d’água, temos que estar preparados para lidar com o inesperado”, comenta Cristian Dimitrius.

A série Câmera Selvagem é uma coprodução entre FOX Networks Group Brasil, Mistika, do produtor Marcelo Siqueira, e Cristian Dimitrius Produções, e, semanalmente, mostra uma equipe de multitalentos que viaja pelo Brasil em busca das melhores imagens da vida selvagem, unindo biologia e tecnologia para alcançar seus objetivos. O programa é exibido aos sábados, às 21h00, no canal NAT GEO, e inova tanto pela ideia quanto pelos equipamentos que foram usados na captação para os oito episódios de 30 minutos.

Dirigida por Eduardo Rajabally, a série foi filmada com câmeras de cinema, a Arri Alexa Mini e a Arri Amira, com pós produção de imagem da Misitka, que também é a finalizadora da série. Esses elementos garantem uma estética cinematográfica para toda a obra. Ao todo, foram mais de 100 diárias de filmagens e passagens por sete estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Piauí e Pernambuco.

NAT GEO-Câmera Selvagem (2)

Sinopse da série – Na série Câmera Selvagem, vamos acompanhar o renomado cinegrafista de natureza, Cristian Dimitrius, em oito expedições fotográficas pelo Brasil em busca de imagens inéditas e diferenciadas. Para isso, ele vai desenvolver diversas traquitanas em um laboratório, e também em uma fábrica, com a ajuda do engenheiro mecânico Wilson Santos, conhecido como Bulba, e seu assistente, o professor de robótica Daniel Almeida. Os três vão conceber cada projeto do zero, desde sua idealização, passando pela fabricação, usinagem de suas peças, escolha de seus componentes mecânicos e eletrônicos, até a montagem final. Ao longo do processo, Cristian também vai conversar com vários especialistas e biólogos que podem fornecer informações que o ajudem no sucesso de suas missões. Depois que as traquitanas ficam prontas eles realizam alguns testes e, após tudo funcionar corretamente, Cristian e Daniel vão para os biomas mais incríveis do país como a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal, a Floresta Amazônica e o arquipélago de Fernando de Noronha para filmar os animais em situações inusitadas dentro do habitat em que vivem. E tudo isso feito da maneira mais profissional e cuidadosa possível, sem nunca interferir na natureza e na vida animal, mas com a ajuda da tecnologia, da criatividade e da sensibilidade artística, com o intuito de capturar os momentos mais belos da fauna brasileira por meio das lentes da Câmera Selvagem.

Serviço:

Câmera Selvagem – episódio 05 – Coral – Fernando de Noronha
Sábado, 13/08, às 21h00, no canal NAT GEO

NAT GEO-Câmera Selvagem (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *