Pela primeira vez a Paulista será ocupada pelo folclore boliviano em uma apresentação de dança que irá percorrer a avenida, a partir da estação Brigadeiro. A performance, chamada de percorrido, irá contar com mais de 260 pessoas, entre dançarinos e músicos, e acontece no próximo domingo (3), às 14h. O evento é um dos ‘esquentas’ do VII Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM), que será realizado de 7 a 10 de julho, em São Paulo.
Tradicionalmente os percorridos são grandes festas realizadas nas principais avenidas das cidades. Em Buenos Aires, por exemplo, eles ocorrem na avenida 9 de julho, cartão postal e importante centro de deslocamento da capital argentina. Para Paulo Illes, da Secretaria Técnica do FSMM e ex-coordenador de Políticas para Migrantes da Prefeitura de São Paulo, a ocupação da Paulista pela cultura boliviana também é simbólica. “O percorrido na Paulista é um marco para a história da cidade, de seus migrantes e principalmente dos imigrantes e descendentes de bolivianos que terão a sua cultura representada em um espaço simbólico de São Paulo. É um evento que traz visibilidade para a comunidade e reforça a ideia da Paulista como um espaço para todos”, explica.
Um dos grupos convidados para a apresentação é o Kantuta Bolívia, criado nos anos 80 na capital paulista. Os dançarinos da equipe, que ensaiam em média seis horas todos os finais de semana, estão animados com o percorrido: “Vai ser um dia histórico. Estamos felizes em percorrer a avenida dançando e mostrando a cultura boliviana no coração da cidade”, conta Antonio Delfina, presidente do grupo. Além do Kantuta Bolívia, a banda Generación Intocables também estará presente.
Sobre o FSMM
A sétima edição do Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM) será realizada em São Paulo, de 7 a 10 de julho. Com o tema: “Migrantes construindo alternativas frente a desordem e a crise global do capital”, o Fórum é um espaço aberto, plural e diversificado, que busca propor debates e ações concretas para melhorar as condições migratórias da atualidade.
Mais de 14 palestrantes do Brasil e de outras partes do mundo irão se apresentar nas conferências temáticas do encontro. Entre eles estão: o Vice-presidente do Comitê de Trabalhos Migratórios da ONU, Pablo Ceriani; o ex-Presidente da Colômbia e atual Secretário Geral da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), Ernesto Samper; a ex-Ministra das Mulheres do Peru, Aida Garcia Naranjo; a professora da USP e especialista em Direito Internacional, Deisy Ventura; o ex- secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Rogério Sottilli, entre outros.
Durante o encontro, mais de 160 atividades autogestionadas serão realizadas. O FSMM também conta com programação cultural (música, cinema, dança, teatro) e feira artesanal e gastronômica, com diferentes culinárias como a peruana, árabe, andina e haitiana. Entre os destaques da agenda cultural estão as apresentações de danças tradicionais da América Latina e a divulgação do clipe da música do Fórum, “Meu lugar” (https://soundcloud.com/user-780283863/meu-lugar), criada por um grupo de imigrantes e brasileiros. O FSMM já foi realizado em: Rivas-Vaciamadrid, Espanha (2006 e 2008); Quito, Equador (2010); Manila, Filipinas (2012) e Johannesburgo, África do Sul (2014). Neste ano, a comissão organizadora espera 3 mil pessoas.
Data: Domingo, 3 de julho
Horário: a partir das 14h, concentração na estação Brigadeiro
VII FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DAS MIGRAÇÕES
Universidade Zumbi dos Palmares e Centro Esportivo e de Lazer Tietê
Endereço: AV. Santos Dumont nº843- Armênia, São Paulo.
Data: de 7 a 10 de julho
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.