Em cerimônia realizada em Buenos Aires, Argentina, foram anunciados os finalistas de todas as categorias da III Edição do Prêmio Platino do Cinema Ibero-americano.
“O Abraço da serpente” (“El abrazo de la serpiente”, Colômbia), de Ciro Guerra e “Ixcanul”, de Jayro Bustamante (Guatemala), ambas indicadas em 8 categorias; El club”, de Pablo Larraín (Chile) e “O Clã” (“El clan”), de Pablo Trapero (Argentina/Espanha) presentes em 6 categorias, são as produções com maior número de indicações na premiação que se realizará no próximo dia 24 de julho no Centro de Convenções de Punta del Este, no Uruguai.
O Platino de Melhor Filme Ibero-americana de Ficção será disputado entre “O Abraço da serpente”, “O Clã”, “El club”, “Ixcanul” e “Truman”(Argentina/Espanha). Na categoria de Melhor Direção concorrem Alonso Ruizpalacios, por “Güeros”; Cesc Gay, por “Truman”; Ciro Guerra, por “O Abraço da serpente; Pablo Larraín, por “El club” e Pablo Trapero, por “O Clã”.
Os cinco finalistas para o Platino de Melhor Interpretação Masculina são Alfredo Castro, por El club; Damián Alcázar, por Magallanes; Guillermo Francella, por O Clã; Javier Cámara, por Truman e Ricardo Darín, também por Truman. Antonia Zegers, por El club; Dolores Fonzi, por Paulina; Elena Anaya, por La memoria del agua; Inma Cuesta, por La novia e Penélope Cruz, por Ma Ma são as aspirantes ao Platino de Melhor Interpretação Feminina.
“Paulina”, co-produção Argentina/Brasil (coproduzido por Walter Salles), já premiado com o Grande Prêmio da Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2015, aparece com duas indicações: Melhor Atriz para a argentina Dolores Fonzi e Melhor Direção de Som (Edson Secco, Santiago Fumagalli e Federico Esquerro). Dolores Fonzi também atua em “Truman” e a estreia de “Paulina” no Brasil esta prevista para o mês de junho.
Ao Prêmio Platino de Melhor Obra-Prima concorrem 600 Millas (México), de Gabriel Ripstein; El desconocido (Espanha), de Dani de la Torre; El patrón: radiografía de un crimen (Argentina-Venezuela), de Sebastián Schindel; Ixcanul (Guatemala), de Jayro Bustamante e Magallanes (Perú, Colombia, Argentina, Espanha), de Salvador del Solar.