As crianças e adolescentes assistidos pelo Centro Municipal de Convivência Residencial das Flores em Rio Claro vão se divertir com histórias como Saci Pererê, Pedro Malazarte, contos populares e lendas indígenas que fazem parte do folclore brasileiro. No dia 23 de maio o projeto “Contos e Caraminholas” vai levar até a escola contações de histórias folclóricas e oficinas de criação de fantoches, atividades gratuitas para cerca de 80 alunos.
O contador de histórias Ulisses Junior utiliza a entonação da voz, o figurino e muita criatividade para envolver os alunos e despertar suas emoções, possibilitando transportá-las para o mundo da fantasia. A contação de histórias busca resgatar as lendas e mitos do Folclore Brasileiro e valorizar a rica cultura popular do país e trabalhar o desenvolvimento criativo das crianças e estimular a leitura, ampliando a linguagem e o senso crítico.
Nas oficinas de criação de fantoches de retalhos os alunos irão criar seus próprios personagens inspirados nas histórias de folclore utilizando retalhos de tecidos e outros materiais. Assim, além de construir seu brinquedo, a criança pode continuar criando suas próprias narrativas em outros momentos.
O projeto “Contos e Caraminholas” é uma realização da Jatobá Cultural com recursos do PROAC – Programa de Ação Cultural, conta com o patrocínio da empresa Imerys e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro.