Na próxima terça-feira (5/4), às 21h, o sala Debate do canal Futura – abordará a questão da Fosfoetanolamina Sintética, conhecida como a “pílula do Câncer”. O composto foi desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e distribuído gratuitamente por vários anos, até que uma portaria exigindo certificados regulatórios proibiu sua distribuição. No entanto, vários pacientes relatam melhora com o uso da substância e tentam conseguir uma liminar na justiça para terem acesso à “Fosfo”.
A questão ganhou tanta repercussão que um projeto de Lei foi criado e aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, faltando apenas sanção ou veto da presidente. Por outro lado, a ANVISA, órgão regulatório responsável pela autorização de produção e distribuição de medicamentos, ainda não aprovou o uso e se coloca contra a aprovação desta lei.
Para debater o assunto, o Sala Debate contará com a participação do advogado Flavio Guberman e da paciente de câncer e usuária da substância, Terezinha Frederico.
Sala Debate
Terça-feira, às 21h
Reprises: Sábado 7h e Domingo 21h
Duração: 60 min