O Teatro Commune vai oferecer, gratuitamente, uma oficina de improvisação com máscaras cômicas e uma roda de conversa sobre dramaturgia, o público e o apoio ao teatro independente no Brasil e na Argentina. Ambos acontecerão no dia 27 de fevereiro (sábado), na Casa da Gávea. A oficina será das 9h30 às 13h30 e o oficineiro, o ator e diretor do Commune, Augusto Marin.
Já a mesa-redonda, que será das 15h às 17h, contará com a participação de Paulo Betti, Sonia Daniel (diretora e dramaturga do Centro Cultural María Castaña, de Córdoba/Argentina), Sérgio Osses (diretor do Centro Cultural María Castaña), Ana Lucia Ribeiro Pardo (atriz, jornalista, professora e curadora do Ciclo Teatralidades do Humano), Gustavo Paso (diretor teatral da Cia Epigenia/RJ e criador da Associação de Produtores Teatrais – APART), Rodrigo Marnet (ator, produtor da Cia de Teatro Oásis/RJ) e Augusto Marin.
A oficina
A oficina objetiva a apresentação dos processos e método de criação da cena por Dario Fo (com a apresentação de vídeos) e a criação de cenas a partir da improvisação dos atores com as máscaras de Commedia dell Arte, dentre elas, a de Pantaleão, Arlecchino, Briguella, Dottore, Capitano, Scaracco, Razullo, Franceschina e Ragonda. Ao final, os alunos apresentarão cenas cômicas em duplas ou trios.
“O treinamento com as máscaras visa estimular a imaginação criativa do intérprete, ator ou não ator, aliando a isso a economia gestual e a teatralidade. Ao esconder o rosto, a máscara revela toda a expressividade corporal. Quando veste a máscara, o intérprete pode, de fato, substituir a sua identidade pessoal por outras. Destaca-se a importância da máscara no trabalho de expressão e comunicação e na relação direta com o público”, afirma Marin.
Currículo do Oficineiro – Augusto Marin é formado pela UNICAMP e mestre em artes cênicas pela ECA/USP com o mestrado Arlecchino na Dramaturgia Performativa de Dario Fo, tendo pesquisado “O Arlecchino na Dramaturgia Performativa de Dario Fo, pelo Premio Myriam Muniz da Funarte; os processos criativos de Dario Fo e sua relação com a Commedia Dell Arte e o Teatro Medieval, além de ter acompanhado o mestre italiano em Milão e Romaem 2000. Dirigiu “O Arlecchino” e “Nem Todo Ladrão vem para Roubar”, de Dario Fo; “O Mentiroso”, de Goldoni; “A Greve das Pernas Cruzadas”, baseado em “A Greve do Sexo”, de Aristófanes; “Anti-Comics, Desconstruindo os Super-heróis”, entre outros.
Data: 27 de fevereiro
Horário: das 9h30 às 13h30
Local: Teatro Casa da Gávea
Endereço: Praça Santos Dumont, 116, Gávea
Inscrição: enviar breve currículo com foto para marin@commune.com.br
Capacidade: 20 vagas
Gratuita
Público-alvo: atores, atrizes, artistas do corpo, encenadores e estudantes
Classificação: 13 anos
Roda de conversa
“A Dramaturgia, o Público e o Apoio ao Teatro Independente no Brasil e na Argentina”
Data: 27 fevereiro
Horário: das 15 às 17h
Participantes: Sonia Daniel (diretora e dramaturga do Centro Cultural María Castaña, de Córdoba/AR); Paulo Betti (ator, diretor e criador da Casa da Gávea); Sérgio Osses (diretor do Centro Cultural María Castaña); Ana Lucia Ribeiro Pardo (atriz, jornalista, professora e curadora do Ciclo Teatralidades do Humano); Gustavo Paso (diretor teatral da Cia.Epigenia/ RJ e criador da Associação de Produtores Teatrais (APART); Rodrigo Marnet (ator, produtor da Cia de Teatro Oásis/RJ) e Augusto Marin (ator, diretor do Teatro Commune e membro da Rede de Teatros Independentes de São Paulo).
Local: Teatro Casa da Gávea
Endereço: Praça Santos Dumont, 116, Gávea
Gratuita
Não é necessário se inscrever
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.