As obras vencedoras do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas vão circular pelo Brasil. Após uma temporada bem sucedida em São Paulo e uma edição especial em Brasília, as obras chegam a Belo Horizonte. É o início da etapa itinerante da exposição, que também vai passar por Recife, Curitiba e Belém. A cerimônia de abertura será no dia 14 de janeiro, às 19 horas, no Palácio das Artes, na capital mineira. A mostra fica aberta ao público a partir do dia 15.
Os visitantes poderão ver as obras dos cinco vencedores do Prêmio: Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA). Quem passar pelo local, ainda vai se surpreender com o projeto paralelo “Arte Indústria”, que nesta edição homenageia a artista Amelia Toledo. Amelia mistura em seu trabalho materiais naturais a produtos e procedimentos industriais, em obras que remetem a elementos da natureza e também estarão expostas no Palácio das Artes.
O curador do Prêmio, Marcus Lontra, ressalta que as exposições visam aproximar, de maneira democrática, a arte, a cultura e o conhecimento. “O Prêmio Marcantonio Vilaça é a iniciativa de maior ressonância e intensidade para o setor das artes plásticas no Brasil. Seu objetivo é reforçar a importância das práticas de pesquisa e experimentação por meio da arte na formação das novas gerações. A circulação das mostras por outras cidades brasileiras determina a dimensão do projeto em seu caráter abrangente e nacional”, afirma.
O Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Período: 15 de janeiro a 20 de março
Local: Galerias do Palácio das Artes
Entrada gratuita
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.