A mostra O CINEMA TOTAL DE DAVID LEAN no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, chega à reta final com uma semana que reúne os principais filmes do diretor, como LAWRENCE DA ARABIA, DESENCANTO E DOUTOR JIVAGO. Em cartaz desde o dia 16 de janeiro, a retrospectiva completa do cineasta britânico acontece no CCBB até 11 de janeiro de 2016.
Aos 20 anos de idade David Lean largou a carreira de contador para se dedicar ao cinema e tornou-se um dos principais nomes da sétima arte. Conhecido pelo perfeccionismo técnico ele dirigiu obras primas como Lawrence da Arábia (1962) e conquistou importantes prêmios, incluindo Oscar, Globo de Ouro, Festival de Cannes, entre outros.
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo já contemplou retrospectivas de diversos cineastas notáveis, entre eles Francis Ford Coppola, John Ford, Yasujiro Ozu, Woody Allen e Stanley Kubrick. A mostra O CINEMA TOTAL DE DAVID LEAN também passará pelos CCBBs de Brasília e Rio de Janeiro em 2016.
Programação última semana:
Quarta-feira, 06 de janeiro
16h –Passagem para a India (A Passage to India / 35mm / 1984 / 163min / 14 anos)
19h –A História de uma Mulher (The Passionate Friends / 35mm / 1949 / 91min / 14 anos)
Quinta-feira, 07 de janeiro
16h30 – Madeleine (35mm / 1950 / 91min / 14 anos)
18h30 –Desencanto (Brief Encounter / 35mm / 1945 / 87min / 14 anos)
Sexta-feira, 08 de janeiro
15h30 –A História de uma Mulher (The Passionate Friends / 35mm / 1949 / 91min / 14 anos)
17h30 – A Filha de Ryan (Ryan’s Daughter / 35mm / 1970 / 206min / 14 anos)
Sábado, 09 de janeiro
14h30 – Doutor Jivago (Doctor Zhivago /35mm / 1965 / 192min / 14 anos)
18h –Passagem para a India (A Passage to India / 35mm / 1984 / 163min / 14 anos)
Domingo, 10 de janeiro
15h30 – A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai / 35mm / 1957 / 161min / 14 anos)
18h30 –Desencanto (Brief Encounter / 35mm / 1945 / 87min / 14 anos)
Segunda-feira, 11 de janeiro
15h30 – Paralelo 49 (49th Paralell /Bluray / 1941 / 104min / 14 anos)
17h30 – Lawrence da Arabia (Lawrence of Arabia / Bluray / 1962 / 227min / 14 anos)
O CINEMA TOTAL DE DAVID LEAN – produções exibidas:
COMO DIRETOR:
– A Filha de Ryan (Ryan’s Daughter, 1970)
Sinopse: Em uma cidade irlandesa, um rapaz com deficiência mental expõe para todos da cidade que uma mulher casada está tendo um caso com um oficial britânico.
Direção: David Lean
Roteiro: Robert Bolt
Fotografia: Freddie Young
– A História de uma Mulher (The Passionate Friends, 1949)
Sinopse: Um casal apaixonado entra em conflito já que a moça precisa se casar com um homem mais velho.
Direção: David Lean
Roteiro: Eric Ambler
Fotografia: Guy Green
– A Maior História de Todos Os Tempos (The Greatest Story Ever Told, 1965)*
Sinopse: A vida de Jesus de Nazaré. Seu nascimento, as pregações, milagres, julgamento, crucificação e ressurreição.
Direção: George Stevens
Roteiro: James Lee Barrett e George Stevens
Fotografia: Loyal Griggs
* O Prólogo do filme (Genesis) foi dirigido por David Lean.
– A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, 1957)
Sinopse: Depois de liquidar suas diferenças com o comandante de um campo de prisioneiros japonês, um coronel britânico coopera para supervisionar seus homens na construção de uma ponte ferroviária para os seus captores – enquanto permanece alheio aos planos dos Aliados para destruí-la.
Direção: David Lean
Roteiro: Carl Foreman e Michael Wilson
Fotografia: Jack Hildyard
– Desencanto ou Breve Encontro (Brief Encounter, 1945)
Sinopse: Laura e Alec se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível.
Direção: David Lean
Roteiro: Noel Coward
Fotografia: Robert Krasker
– Doutor Jivago (Doctor Zhivago, 1965)
Sinopse: O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago, um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya, mas tem um envolvimento com Lara , uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky, um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff, que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago, o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o “mal”, Yevgraf representa o “bom” elemento da Revolução Bolchevique.
Direção: David Lean
Roteiro: Robert Bolt
Fotografia: Freddie Young
– Esta Nobre Raça (This Happy Breed, 1944)
Sinopse: Esta Nobre Raça se inicia logo após o fim da Primeira Guerra Mundial. O filme trata de uma série de fatos marcantes na vida dos Gibbons, uma família de operários que se estabelece em um novo lar em Clapham, no sul de Londres.
Direção: David Lean
Roteiro: Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan e David Lean
Fotografia: Ronald Neame
– Grandes Esperanças (Great Expectations, 1946)
Sinopse: O pobre Pip, ainda criança, apaixona-se por Estella, que vive com a amargurada e estranha avó numa mansão em ruínas. Financiado por um misterioso padrinho, Pip muda-se para Londres, onde se torna um esnobe almofadinha, mas seu coração continua pertencendo à fria Estella.
Direção: David Lean
Roteiro: Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan e David Lean
Fotografia: Guy Green
– Lawrence of Arabia (Lawrence of Arabia, 1962)
Sinopse: Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O’Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.
Direção: David Lean
Roteiro: Robert Bolt
Fotografia: Freddie Young
– Madeleine (Madeleine, 1950)
Sinopse: Uma jovem escocesa rica é acusada de envenenar seu amante.
Direção: David Lean
Roteiro: Nicholas Phipps e Stanley Haynes
Fotografia: Guy Green
– Nosso Barco, Nossa Alma (In Which We Serve, 1942)
Sinopse: O navio Torrin resiste bravamente a um ataque das potências do Eixo, porém precisa retornar às praias inglesas para reparos. De volta à ativa, ele participa da retirada de Dunquerque e acaba por afundar em Creta, vitimado pelo inimigo. Enquanto aguardam socorro, os sobreviventes revelam porque e para quem continuam a lutar.
Direção: David Lean e Noel Coward
Roteiro: Noel Coward
Fotografia: Ronald Neame
* Não recebeu o crédito de diretor
– Oliver Twist (Oliver Twist, 1948)
Sinopse: Oliver Twist é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger, um ladrão que o leva até Fagin, um velho que comanda um exército de pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema.
Direção: David Lean
Roteiro: Stanley Haynes e David Lean
Fotografia: Guy Green
– Papai É do Contra (Hobson’s Choice, 1954)
Sinopse: Henry Hobson é um alcoólatra viúvo que tem em sua sapataria suas três filhas empregadas sem precisar pagá-las nenhum salário e um exímio sapateiro, Will Mossop. Hobson decide casar suas duas filhas mais novas, enquanto a mais velha, Maggie, ele calunia pelos pubs da cidade a fim de mantê-la solteira, já que é a mais eficiente nos negócios. Por despeito, Maggie decide casar com o iletrado Will, e juntos montam uma nova sapataria que leva Hobson a loucura ao perceber que não só os negócios do casal vão de bem a melhor, como seus clientes simplesmente o abandonam em favor da loja de Will e Maggie.
Direção: David Lean
Roteiro: Norman Spencer, Wynyard Browne e David Lean
Fotografia: Jack Hildyard
– Passagem para a Índia (A Passage to India, 1984)
Sinopse: No final dos anos 20 Adela Quested, uma rica inglesa de idéias liberais, viaja para fora do país pela primeira vez, indo à Índia para encontrar seu noivo. O choque cultural acontece, mas quando tudo parecia facilitar a integração Adela acusa o jovem Dr. Aziz de tentativa de estupro durante um passeio até as cavernas de Marabar.
Direção: David Lean
Roteiro: E. M. Forster e David Lean
Fotografia: Ernest Day
– Quando o Coração Floresce (Summertime, 1955)
Sinopse: Jane Hudson (Katharine Hepburn) é uma mulher solteira que trabalha como secretária em Ohio. Ela junta as economias para realizar uma viagem a Veneza, em busca de onde um grande romance. Lá conhece Renato Di Rossi (Rossano Brazzi), por quem se apaixona. Toda sua alegria é abalada quando descobre que ele é casado. Decidida a se reerguer e levar o romance adiante, ela decide encarar todas as consequências pela paixão
Direção: David Lean
Roteiro: H. E. Bates e David Lean
Fotografia: Jack Hildyard
– Sem Barreira no Céu (The Sound Barrier, 1952)
Sinopse: Tony é um bem sucedido piloto durante a Segunda Guerra Mundial que se casa com a herdeira de um magnata da aviação. O sogro de Tony está obcecado em romper a barreira do som com seu novo modelo a jato. As convenientes habilidades do rapaz facilitam a sua aceitação na família da esposa, sendo que ela passa a temer ficar viúva a qualquer momento.
Direção: David Lean
Roteiro: Terence Rattigan
Fotografia: Jack Hildyard
– Uma Mulher do Outro Mundo (Blithe Spirit, 1945)
Sinopse: Depois de uma sessão de espiritismo com a estranha Madame Arcati, o escritor Charles Condomine (Rex Harrison) é atormentado pela visão de sua ex-mulher Elvira (Kay Hammond). No entanto, sua atual esposa, Ruth (Constance Cummings) se recusa a acreditar nele.
Direção: David Lean
Roteiro: Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan e David Lean
Fotografia: Ronald Neame
COMO MONTADOR:
– Paralelo 49 ou Invasão de Bárbaros (49th Paralell, 1941)
Sinopse: Segunda Guerra Mundial. Durante uma embarcação para o Canadá, um submarino nazista afunda e apenas alguns tripulantes sobrevivem. Para fugir dos militares canadenses, os alemães navegam até a baía de Hudson, onde buscarão fontes de sobrevivência para continuar sua jornada de capturadas.
Direção: Michael Powell
Roteiro: Emeric Pressburger
Edição: David Lean
Fotografia: Freddie Young
Mostra “O CINEMA TOTAL DE DAVID LEAN”
Patrocínio: Banco do Brasil
de 16 de dezembro de 2015 a 11 de janeiro de 2016
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB – Cinema
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia entrada)
Informações: 11 3113-3651/52
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.