FILME COM LÁZARO RAMOS SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS TERÁ SESSÃO ESPECIAL NA SALA SÃO PAULO, SEGUIDA DE CONCERTO
Filmado em São Paulo e inspirado na história da formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Tudo que Aprendemos Juntos participa da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com sessão especial, no dia 3/11, na Sala São Paulo, seguida de apresentação da Orquestra. Haverá outras exibições dentro da programação regular da mostra, nos dias 1º e 2/11.
“Tudo que Aprendemos Juntos”, de Sérgio Machado, conta a história de Laerte (Lázaro Ramos), um talentoso violinista que se vê obrigado a dar aulas de música na comunidade de Heliópolis depois da tentativa fracassada de integrar a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O filme tem como ponto de partida a peça ‘Acorda Brasil’, escrita por Antonio Ermírio de Moraes sobre a experiência do Instituto Baccarelli.
O longa tem Lázaro Ramos como protagonista, ao lado de Kaike Jesus (“Linha de Passe”) e Elzio Vieira. Além deles, Sandra Corveloni, Thogun Teixeira, Fernanda de Freitas, Hermes Baroli e Criolo participam do filme, que também conta com participações especiais da Osesp e sua regente titular, Marin Alsop, e de Rappin’ Hood. “Tudo que Aprendemos Juntos” já foi aplaudido no Festival do Rio e assistido por mais de 8 mil pessoas na Piazza Grande no encerramento do Festival de Locarno, na Suiça, arrancando elogios da crítica internacional . O filme foi vendido para vários países, como Alemanha, França, Espanha, Itália, Holanda , Bélgica, Canadá e Japão. Produzido pela Gullane em coprodução com a Fox Internacional Productions e Fox Film do Brasil, o filme estreia nos cinemas do Brasil em 3 de dezembro.