Jonas é um misto de drama e thriller – um drama de amor sobre uma cama de thriller. Um filme com produção ousada, com elenco plural e direção de Lô Politi, em sua estreia em longa metragem.
Com produção da Mastershot, o filme conta a história de Jonas, interpretado por Jesuíta Barbosa, um garoto que é filho da empregada e sempre foi apaixonado pela filha da patroa, Branca, vivido por Laura Neiva. Os dois cresceram juntos, muito próximos, mas o abismo social vai se fazendo presente e intransponível à medida que eles vão crescendo. O filme se vale do momento que eles se reencontram já quase adultos, e o amor de Jonas reaparece. É nesse contexto que, sem querer, levado por impulso, acaba cometendo um crime e precisa lidar com as consequências que o levará a sequestrar Branca e a esconder dentro do carro alegórico da escola de samba do bairro, a baleia, durante o carnaval. Participam também do filme o ator Chay Suede e o cantor Criolo.
Além de dirigir, Lô Politi assina o roteiro. A ideia surgiu quando, todo ano, ao passar pelo estacionamento de carros alegóricos do sambódromo, via um cenário surreal no meio da Marginal Tietê, em São Paulo. O encantamento com todos os carros estacionados lá, uma mancha colorida e imponente no meio da cidade cinza a fez produzir o roteiro.
Além da dupla de protagonistas e de Chay Suede e do cantor Criolo, os rappers Karol Conká e Rincón Sapiência fazem parte do elenco. Entre os atores mais experientes temos Ana Cecília Costa e João Fábio Cabral. A produção de elenco é assinado por Francisco Accioly e por Anna Luiza Paes de Almeida, dupla com um talento e uma sensibilidade importante para montar um mix de atores experientes com novas apostas e músicos nos papéis de atores. Lô Politi estreia em direção de longa metragem, mas trabalha com cinema desde adolescente, como produtora e assistente de direção e, desde 1998, atua como diretora, roteirista e produtora. Sócia fundadora da Maria Bonita Filmes atuou por 10 anos como diretora de cinema publicitário, diretora de conteúdo e produtora de inúmeros projetos culturais e de entretenimento. A produção do filme é de Murray Lipnik e Deborah Amodio, produção executiva de Marcelo Torres, direção de fotografia de Alexandre Ermel , direção de arte de Valdy Lopes Jn, música de Zezinho Mutarelli e montagem de Gustavo Giani. As locações utilizadas para o filme foram na cidade de São Paulo, entre o bairro da Vila Madalena e o sambódromo. Para Lô a grande dificuldade foi gravar todo o filme durante o período do carnaval. JONAS – FICHA TÉCNICA Roteiro e direção: Lô Politi
Produção: Murray Lipnik e Deborah Amodio
Produção executiva: Marcelo Torres
Direção de fotografia: Alexandre Ermel
Direção de arte: Valdy Lopes Jn
Montagem: Gustavo Giani
Trilha sonora: Zezinho Mutarelli
Co-roteirista: Elcio Verçosa Filho
Produção de elenco: Francisco Accioly e Anna Luiza Paes de Almeida
Primeira assistente de direção: Daniela Carvalho
Figurino: Cassio Brasil
Maquiagem: Rosemary Paiva
Edição de som: Pedro Lima
Som direto: Leandro Lima