Fiorella Mattheis, de 27 anos, foi nomeada, para os próximos dois anos, a imagem do maior concurso de design de joias em ouro realizado no Brasil, o AuDITIONS Brasil, realizado a cada dois anos pela mineradora AngloGold Ashanti, multinacional sul-africana, com sede no Brasil em Minas Gerais e uma das maiores produtoras de ouro no mundo.
O concurso acontece este ano pela sétima vez e, em edições anteriores, já teve no posto de Golden Girl– título dado à embaixadora e musa do concurso – Taís Araújo, Luiza Brunet, Priscila Fantin, Isabella Fiorentino e Janaína Lince.
No começo de agosto, Fiorella esteve na cidade mineira de Ouro Preto para fotografar seu primeiro ensaio como a nova Golden Girl do AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil. Usando joias emblemáticas, finalistas das edições anteriores do concurso, Fiorella parou a cidade. Fotografada por Paulo Cabral e com modelos exclusivos de Fause Haten, que será o responsável pela direção artística do catálogo e do evento de premiação final do concurso no início de dezembro, em Belo Horizonte, a atriz pousou em locações como a histórica Igreja de São Francisco, que concentra a maior coleção de peças de Aleijadinho do mundo, a Igreja de Santa Efigênia, as escadarias do Museu da Inconfidência e a Praça Tiradentes. Ornada de joias conceituais e dramáticas, a nova Golden Girl contracenou com um cavalo branco puro sangue e um grupo de congado local. Em setembro, ela retorna ao interior de Minas para fotografar as 18 joias finalistas da edição 2015 do concurso.
“ Começar em Ouro Preto os trabalhos como Embaixadora do concurso AuDITIONS foi uma experiência ímpar. Fotografamos em meio a monumentos históricos com vestidos incríveis e usando lindas joias que são verdadeiras obras de arte e design. Alguns séculos se passaram desde que a cidade viveu a opulência do período do ouro e que permitiu a grandes artistas como “Aleijadinho” e tantos outros se expressarem na forma de esculturas e pinturas. Viajamos no tempo, mas o ouro de Minas e o design continuam juntos nas peças do concurso AuDitions”, atesta a nova Golden Girl. ” É uma honra representar a criatividade do design brasileiro na forma de joias em ouro e promover grandes artistas criadores de nossa joalheria nacional. Estou curiosa para ver as peças finalistas e descobrir quais serão os vencedores da premiação”, completa.
O concurso AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil acontece em várias etapas, desde a inscrição de designers de todo o país até a seleção, montagem das peças e a premiação final, quando são apresentadas as joias confeccionadas e anunciados os dois vencedores. Nesta edição, os 18 participantes selecionados já foram anunciados: 14 na categoria “Designer” – aberta a todos os profissionais, independente da sua qualificação e/ou formação – e quatro na categoria “Revelação” – direcionada a estudantes de design, arte, arquitetura e moda.
Neste ano, o concurso trouxe o tema “Recombinações”: um misto de ideias, elementos ou conceitos, que se juntam para criar algo completamente novo, perpetuando a lógica da inovação, tão característica de nosso tempo. O momento é de mistura de tipos e transversalidades criativas.
A próxima etapa do concurso será a fabricação de joias que devem ser confeccionadas com o ouro fornecido pela AngloGold Ashanti e entregues até setembro. O evento de premiação final será realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, dia 3 de dezembro.
Em sua sétima edição, o AngloGold AuDITIONS Brasil 2015 recebeu mais de 900 inscrições, reunindo designers de oito estados: Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.