O planeta gira e o vinil também, mundo afora. No próximo dia 06 de setembro, domingo, às 19h30, estreia a terceira temporada do elogiado programa Minha Loja de Discos, no Canal BIS. Depois de rodar o Reino Unido e Estados Unidos, agora a série documental mostra ao público lojas e a produção musical de países como Portugal, França e Alemanha. E atende a um antigo pedido de espectadores: pela primeira vez no roteiro, o Brasil terá destaque, com três estabelecimentos. Além disso, o programa abre espaço para performances exclusivas de artistas que são referência na atualidade.
Ao longo de 13 episódios, os espectadores verão um passeio por estabelecimentos icônicos e tradicionais do universo do vinil. “O programa tem essa característica, de mostrarmos as grandes lojas, aquelas que são ícones entre as lojas de disco, e também outras que têm características específicas, propriedades mais únicas” conta a diretora greco-alemã Elisa Kriezis, que dirige e produz a série ao lado do jornalista brasileiro Rodrigo Pinto, integrante da equipe de apresentadores das coberturas de festivais do Multishow-BIS.
A pedido do público, esta temporada contempla lojas memoráveis do Brasil, que atravessaram as mudanças do mercado fonográfico. Em um canto escondido na Rua do Rosário, no centro do Rio de Janeiro, a Tropicália, conhecida por muitos colecionadores, é protagonista de um dos episódios da série. Já em São Paulo o programa mostra os bastidores da Baratos Afins, fundada em 78, que se confunde com a própria história da música independente brasileira e do rock paulista. “Eles são heróis”, observa Rodrigo.
Outro objetivo do programa, além de apresentar estes espaços, é dar luz à cena musical das regiões visitadas. A nova temporada capta a explosão da música independente em Portugal e vai até a Louie Louie, em Lisboa, entender um pouco mais desse movimento. Participam do programa bandas como Linda Martini, Legendary Tigerman, Bfachada, Gala Drop e o duo Dead Combo. Estes três últimos fizeram performances exclusivas para o programa.
Em Reiquejavique, na Islândia, “Minha Loja de Discos” conta a incrível história da “Smekkleysa”, loja fundada pelos integrantes do Sugar Cubes, banda que revelou Bjork para o mundo. A cantora islandesa ainda é dona da loja e do selo de mesmo nome. “Smekkleysa, em islandês, significa mau gosto. Eles desafiaram a ideia de bom gosto e lançaram alguns dos artistas mais importantes da música atual, como o Sigur Rós, que, aliás, deu uma entrevista incrível para o programa”, diz Elisa. O baixista Georg Hólm, do Sigur Rós, diz no programa que “se não fosse a Smekkleysa, o Sigur Rós não estaria aqui”.
Já em Berlim, a intenção é mostrar a relevância da música eletrônica e do cenário em que ela se estabelece. Diante da força deste ritmo, a equipe do programa visita a loja Hard Wax, que reúne alguns dos maiores DJs alemães, como Modeselektor, Marcel Dettmann, Steffi, Mark Ernestus e Ben Klock. E apresenta ainda a Dubplate & Mastering, principal “cortadora” de discos de vinil da música eletrônica da Europa.
Seguindo os rastros da música pop no velho continente, Minha Loja de Discos não poderia deixar a Suécia fora do roteiro. Em entrevista exclusiva realizada na mitológica Pet Sounds, em Estocolmo, que estreia a terceira temporada do programa, a banda Amazon desvenda os segredos do Swedish Pop.
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