Cerca de mil alunos de escolas públicas de Osasco serão beneficiados com o Projeto Se Eu Pudesse Mudar o Mundo. As atividades acontecem nos dias 1 e 3 de junho, na Escola Estadual Professor Gastão Ramos e na EMEF Oneide Bortolote Profa, respectivamente. Elas ensinam a importância da preservação do meio ambiente, da produção agrícola responsável e de manter uma alimentação saudável para as crianças e adolescentes.
Serão quatro apresentações da peça O Guardião da Agricultura e quatro workshops sobre compostagem, que têm como objetivo ensinar aos alunos, por meio de teoria e prática, como realizar esse processo. Ao final das apresentações, serão distribuídos livretos com informações e jogos relacionados aos temas das atividades.
O projeto Se Eu Pudesse Mudar o Mundo é uma ação da 3S Projetos, patrocinada pela Dacarto por meio da Lei Rouanet.
A peça de teatro
As apresentações teatrais serão divididas nos períodos da manhã e tarde. A peça conta a história do garoto Xandinho e seus amigos, que estão preocupados com a escassez de água que está afetando diretamente as plantações agrícolas de seus pais e de toda a comunidade. Durante as apresentações, serão abordados temas como a conservação do meio ambiente, a preservação dos recursos naturais, a importância da produção agrícola e da alimentação saudável, além de muitos outros.
Oficinas de compostagem
As atividades acontecem intercaladas às apresentações teatrais. A compostagem transforma restos de comida em adubo natural, um composto orgânico livre de mau cheiro e de agentes causadores de doenças para as plantas, além de ser rico em nutrientes minerais. Para a realização das oficinas, serão utilizadas bandejas, terra vegetal e resto de vegetais que são consumidos diariamente.