Dirigido pelos gaúchos Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, BEIRA-MAR foi selecionado para a sessão Forum da 65ª Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim (2015).
Esse é o primeiro longa-metragem dos diretores que tem um trabalho caracterizado pela pesquisa autoral focada em obras com abordagem de conflitos inerentes à juventude e à sexualidade.
A obra é protagonizada pela dupla Mateus Almada e Maurício José Barcellos e se passa no litoral gaúcho durante o inverno. Sobre a escolha da locação, os diretores complementam: “Outro importante ponto para nós, enquanto realizadores, foi desenvolver uma narrativa que explorasse um lado do Brasil quase nunca abordado, distante do imaginário global sobre o país. Uma região fria, com pessoas mais apáticas e ambientes urbanos mais desertos. A revelação de um outro lado da diversidade nacional foi muito importante para nós.”
Os curtas-metragens de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon já percorreram importantes festivais, como Festival de Cine en Guadalajara, Frameline, Uppsala ISFF, Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, Inside Out – Toronto LGBT IFF, Mostra de Tiradentes, Short Shorts, Mecal, dentre outros. Destaque para “Um Diálogo de Ballet”, que além de ter contado com exibições em cinco continentes, foi eleito pelo portal francês Format Court como o 4º melhor curta-metragem lançado em 2012.
No elenco do filme estão os atores Mateus Almada, Maurício José Barcelos, Elisa Brites, Francisco Gick, Fernando Hart, Danuta Zagueto, Maitê Felistofa e Irene Brietzki.
BEIRA-MAR será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes, ainda sem data de estreia.