A estreia nacional do longa-metragem de animação, AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO, foi programada para o dia 11 de dezembro nas principais capitais do País.
O filme é uma adaptação do clássico infantil de Erico Veríssimo, publicado em 1936 e que, desde então, vem marcando gerações. Através da imaginação – tema principal do filme – o personagem principal, chamado Fernandinho, viaja pelo mundo vencendo seus medos e fazendo novas descobertas.
A animação tem em seu elenco nomes de prestígio nacional que, através de suas vozes, dão vida aos personagens. Milton Gonçalves interpreta o Avião Vermelho. Lázaro Ramos e Wandi Doratiotto são Chocolate e Ursinho, amigos inseparáveis do protagonista, Fernandinho, interpretado pelo ator mirim Pedro Ian. Zezeh Barbosa é Josefina, que trabalha na casa de Fernandinho, e ajuda seu pai, personagem vivido por Sérgio Lulkin, a organizar o dia-a-dia da família.
O longa-metragem é fruto de um trabalho de mais de 10 anos que envolveu centenas de profissionais da animação e do cinema. Camila Gonzatto, Frederico Pinto e Emiliano Urbim assinam o roteiro. A direção está a cargo de Frederico Pinto e José Maia. As produtoras são a Armazém de Imagens e a Okna Produções. O lançamento em salas de cinema é da Imagem Filmes.
O projeto conta com o investimento de importantes patrocinadores nacionais e regionais que são: BNDES, Petrobras, Banrisul Consórcio, Banrisul Corretora de Valores, BRDE, Grupo CEEE, Corsan, Eny, Metasa, Randon e UNIFERTIL.
O Fumproarte e o Governo do Estado do RS (Pró-Cultura e IECINE, através do Edital de Finalização de Longas-Metragens), através de seus editais também contribuíram para a viabilização do filme, que obteve ainda investimento do Fundo Setorial do Audiovisual e beneficiou-se da Lei de Incentivo a Cultura (LIC-RS) e da Lei do Audiovisual (Ancine).