O cinema do Rio de Grande de Sul está num período fértil nos últimos anos, com um crescente número de produções cinematográficas integrando festivais do Brasil e exterior. Para levar ao público um panorama deste cenário, a Pironauta Produções organizou a Mostra Polo Audiovisual – MOPA, que acontece de 19 de novembro a 01 de dezembro, no CCBB Rio, e depois segue para Porto Alegre, de 04 a 10 de dezembro.
Fazem parte da mostra, 14 longas e 28 curtas-metragens lançados a partir de 2000 foram selecionados pela curadoria entre os filmes inscritos pelo site www.mopars.com.br. Tendo como mote a pluralidade, a programação reúne diversos gêneros e diferentes gerações de cineastas, contando ainda com filmes convidados de diretores consagrados.
A primeira semana tem como destaque debates com diretores e produtores dos longas, e na semana seguinte, a oficina de roteiro aberta a interessados nos dias 24, 26, 27 e 28 de novembro, com aulas das 14h às 17h.
“A Oeste do Fim do Mundo” (2013), de Paulo Nascimento, abre as sessões de debate pós-exibição, sempre às 19h30, na quarta, dia 29, seguido de “Walachai” (2009), de Rejane Zilles (quinta, 20), “3 Efes” (2007), de Carlos Gerbase (sexta, 21), “Mais Uma Canção” (2013), documentário sobre o músico Bebeto Alves, de Rene Goya Filho e Alexandre Derlam, que faz sua estreia nacional (sábado, 22), “Porto dos Mortos”, terror de Davi de Oliveira Pinheiro com baixo orçamento e sem leis de incentivo que integrou 80 festivais, com 14 prêmios (domingo, 23) e “Simone” (2013), de Juan Zapatta (segunda, 22).
Completam a seleção de longas “Netto Perde Sua Alma” (2001), de Tabajara Ruas e Beto Souza; “Quase um Tango…”, (foto) último filme de Sergio Silva, com Marcos Palmeira e Viviane Pasmanter, “O Cárcere e a Rua” (2004), de Liliana Sulzbach, todos premiados no Festival de Gramado, e ainda “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes” (2013), de Bruno Polidoro e Cacá Nazario, “Extremo Sul” (2005), de Monica Schmiedt e Sylvestre Campe; “A Última Estrada da Praia” (2010), de Fabiano de Souza (2009), de Rejane e “Dyonélio” (2012), de Jaime Lerner, e “Balões, Lembranças e Pedaços de Nossas Vidas” (2013), de Frederico Pinto, que também participaram de festivais no Brasil e exterior.
Os filmes convidados são “Houve Uma Vez Dois Verões” (2002), de Jorge Furtado, “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll” (2006), de Otto Guerra, “Ainda Orangotangos” (2008), de Gustavo Spolidoro, “Antes que o Mundo Acabe” (2009), de Ana Luiza Azevedo, e “A Festa de Margarette” (2003), de Renato Falcão.
Curadoria
O crítico de cinema carioca Rodrigo Fonseca, Beth De Sá Freire, diretora adjunta do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, e Roger Lerina, jornalista gaúcho, formam a curadoria dos longas-metragens. Eliana Oliveira, programadora do cinema Santander, em POA, Francisco Marshall, professor do Departamento de Artes Visuais da Faculdade Federal do Rio Grande do Sul, e Ivone Bentes, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul ficaram responsáveis pelos curtas.
MOPA – Mostra Pólo Visual
CCBB Rio – R Primeiro de Março, 66, centro – Tel: 3808-2020
De 19 de novembro a 01 de dezembro
Sala de cinema 1 – 98 lugares
Sala de cinema 2 – oficina de roteiro
Entrada gratuita – retirada de ingresso a partir de uma hora antes da exibição
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.