O Futura coloca no ar mais 17 aulas produzidas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), renomada instituição de ensino norte-americana. Os vídeos, inéditos na TV brasileira e legendados em português, fazem parte do projeto Blossoms (Blended Learning Open Source Science or Math Studies).
Com duração de 30 minutos cada, as aulas são voltadas para jovens do ensino médio, e relacionam conhecimentos abstratos do universo da matemática, química, física, biologia e engenharia com o dia a dia. O material, produzido por educadores de diversos países, poderá auxiliar professores brasileiros na tarefa de estimular o raciocínio e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Nesta nova temporada dos vídeos MIT/Blossoms, os desafios da vida contemporânea e a correlação com as ciências da natureza continuam em pauta. Dentre os destaques, as aulas ministradas por pesquisadores do Instituto Broad do MIT e Harvard com lições sobre desenvolvimento, tratamentos e novidades a respeito da pesquisa contra o câncer.
Posteriormente, os vídeos ficarão disponíveis no site do Futura – www.futura.org.br. As videoaulas legendadas em português, já exibidas na TV, podem ser assistidas no canal do Futura no YouTube.
Videoaulas MIT/Blossoms – Canal Futura
Estreia: 3/11
Horário: De segunda a domingo, 1h
Duração: 30 minutos
Programação da Semana
Aula 1 (3/11, segunda-feira) – Da Adolescência à Maturidade: Como o Câncer se Desenvolve ao Longo do Tempo
A aula busca esclarecer como o câncer é causado por mutações que se acumulam ao longo do tempo no DNA das células, como os genes cancerígenos estão envolvidos no crescimento e na divisão das células normais e como diferentes tipos de mutações afetam as funções destes genes.
Aula 2 (4/11, terça-feira) – Uma Questão Pessoal: Usando o DNA Para Decidir o Melhor Tratamento para o Câncer
Esta aula analisa diferentes drogas contra o câncer, como a quimioterapia e terapias direcionadas. A discussão enfatiza como a pesquisa de laboratório pode ser utilizada para determinar quais as mutações que ocorreram no DNA das células cancerosas e como estes resultados podem influenciar os tratamentos escolhidos para diferentes pacientes.
Aula 3 (5/11, quarta-feira) – Como Equipes de Cientistas Desenvolvem Medicamentos Contra o Câncer
A aula mostra como os diferentes tipos de cientistas, sejam eles médicos especialistas, biólogos ou químicos, trabalham em cooperação no processo de descoberta de novas drogas contra o câncer.
Aula 4 (6/11, quinta-feira) – Como os Mosquitos Conseguem Voar na Chuva
Essa aula ensina como insetos conseguem voar na chuva. O objetivo é calcular a força do impacto que as gotas de chuva exercem sobre os mosquitos enquanto eles voam. Para isso, são utilizadas as Leis de Newton, a coleta de dados de vídeos e gráficos e, o mais importante, as aproximações.
Aula 5 (7/11, sexta-feira) – Inovação de Engenharia e Empreendedorismo – Parte I
Esta aula apresenta as inovações nas áreas da engenharia e do empreendedorismo. A intenção é incentivar os alunos a enxergar novas perspectivas para a inovação através do conhecimento de todas as etapas de produção: da concepção ao lançamento.
Aula 6 (8/11, sábado) – Inovação de Engenharia e Empreendedorismo – Parte II
Esta aula apresenta as inovações nas áreas da engenharia e do empreendedorismo. A intenção é incentivar os alunos a enxergar novas perspectivas para a inovação através do conhecimento de todas as etapas de produção: da concepção ao lançamento.
Aula 7 (9/11, domingo) – Equações de segundo grau: ser ao quadrado é demais – Parte I
Esta aula tem como objetivo ajudar os alunos com a função quadrática “y = ax2 + bx + c”, passo seguinte à função linear “bx + c”.