A Warner Bros. Pictures divulga fatos reais sobre tornados, protagonistas do filme que está em cartaz nos cinemas nacionais NO OLHO DO TORNADO. O material apresenta dados reais sobre esses devastadores fenômenos naturais que estrelam o longa dirigido por Steven Quale (“Premonição 5”) e produzido por Todd Garner (“O Zelador Animal”, “Encontro Explosivo”).
FATOS SOBRE TORNADOS
- Tornados são as tempestades mais violentas da face da terra.
- O poder dos ventos de um tornado da categoria F5 ultrapassa a velocidade de 482.8 km/h – dobro da velocidade dos ventos de um furacão categoria 5.
- Tornados podem rasgar cascas de árvores e destroçar os pavimentos das ruas.
- Tornados conseguem arremessar um rebanho inteiro de gado por todo o pasto.
- Tornados podem arrancar vagões de trem que pesam 20 toneladas de seus trilhos.
- Em sua velocidade plena, um tornado gera energia capaz de ligar geladeiras, aquecedores, grandes tanques de armazenamento e carros militares de combate.
- O diâmetro de um tornado regular é maior do que a largura de uma casa padrão.
- Um tornado pode torcer a fundação de uma casa, girando violentamente a estrutura da residência em torno do seu ponto mais forte.
- Tornados que surgem à noite são duas vezes mais propensos a matar pessoas.
- Um tornado da categoria F2, com ventos de aproximadamente 209 km/h, consegue derrubar 18 rodas de caminhões pequenos e jogá-las pelo ar como se fossem carrinhos de brinquedo.
- Os tornados mais extremos podem se prolongar por mais 3 km de largura e percorrer mais de 96 km quando tocam o chão.
- O olho de um tornado é mais intenso e caótico do que o olho de um furacão.
- Os tornados podem surgir em qualquer época do ano e a qualquer hora do dia.
- Nenhuma área – montanhas, vales, rios, cidades – está a salvo dos tornados.
- Objetos foram encontrados a mais de 482 km do local de onde originalmente foram sugados do chão.
- Os ventos dos tornados se aceleram em espaços restritos, e ao contrário da crença popular, não é seguro procurar abrigo de um deles debaixo de um viaduto.
- Um tornado pode se formar em menos de um minuto.
- Poucas pessoas que viram o olho de um tornado sobreviveram.
- Dentro do olho do tornado os ventos são calmos, relâmpagos e minitornados giram em torno do centro.
- A categoria F3 pode destruir uma casa móvel em apenas alguns segundos.
- Antes de chegar ao solo, o som de um tornado é igual ao de um enxame de abelhas.
- Uma vez que um tornado atinge o chão, soa como o barulho de um trem de carga.
- Tornados são caóticos e irregulares – podendo atingir sua casa e poupar seu vizinho, ou então estilhaçar a parte térrea de uma casa e deixar sua antena parabólica intacta.
- Um cheque que foi cancelado em Great Bend, cidade do estado americano de Kansas, foi varrido por um tornado e encontrado após 490 km de distância, em Nebraska.
- A escala Fujita especula a definição de uma nova categoria de um tornado (chamado de Tornado Inconcebível) ainda mais poderoso que o F5, que causaria ‘danos inimagináveis’.
- Tornados geralmente são precedidos por chuva de granizo.
No elenco do filme estão os atores Richard Armitage (O Hobbit: A Desolação de Smaug), Sarah Wayne Callies (Visões De Um Crime), Jeremy Sumpter (Excision), Nathan Kress (iCarly (TV Series), Matt Walsh (Hits), Kyle Davis (Enlisted (TV Series), Brandon Ruiter (Crisis (TV Series), Arlen Escarpeta (Além da Escuridão: Star Trek), Scott Lawrence (A Hospedeira), Chris Brewster (Uma Cidade sem Lei), Jon Reep (Eastbound & Down (TV Series), Alycia Debnam Carey, Max Deacon (Eu Anna), London Elise Moore, Kim Adams.
A criativa equipe de bastidores do diretor Quale é composta na maioria por membros do filme “Premonição 5”, incluindo o diretor de fotografia Brian Pearson, o designer de produção David Sandefur, o editor Eric Sears, o compositor Brian Tyler e a figurinista Kimberly Adams (figurinista adjunta dos filmes “As Crônicas de Narnia”).
Com roteiro escrito por John Swetnam (Evidências), o longa chega aos cinemas norte-americanos em 08 de Agosto de 2014, nos formatos 2D e IMAX. No Brasil o longa chega em 28 de Agosto de 2014.