Com debate interativo entre a platéia e o diretor do filme após a exibição, o documentário “Com Respeito aos Oito Baixos” será exibido no dia 25 de julho, sexta, às 15h, no Cine Teatro do Museu Imperial. A programação faz parte do 14º Festival de Inverno de Petrópolis e a entrada é grátis.
O filme marca a estreia como diretor do músico e pesquisador Léo Rugero. Realizado através do Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga 2012, o filme narra a trajetória da sanfona de oito baixos na música nordestina, contando com o depoimento de sanfoneiros e pesquisadores como Zé Calixto, Luizinho Calixto, Geraldo Correia, Anselmo Alves e Lêda Dias. Filmado nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro, consiste em um belo documento sonoro e visual da música nordestina.
A sanfona de oito baixos é um dos um dos mais representativos instrumentos relacionados à música nordestina. Leo Rugero realizou entre 2009 e 2011 uma pesquisa de campo que culminou com a sua dissertação de mestrado na UFRJ.
Para a realização deste filme, o diretor percorreu um dos principais trajetos de irradiação desta prática musical, a partir do sertão do Araripe, morada da Família Gonzaga, cruzando o agreste e sertão pernambucanos até o litoral. Na Paraíba, foram realizadas filmagens em Campina Grande e Lagoa Seca, importantes centros de difusão da sanfona de oito baixos na região Nordeste, totalizando cerca de 1.800 km por terra. E ainda, no bairro de Santíssimo, na zona oeste do Rio de Janeiro, foram realizadas filmagens na residência do sanfoneiro paraibano Zé Calixto, eminente representante desta prática musical, a quem este filme é dedicado.
Filme seguido por Debate com o diretor Leo Rugero
Data: 25/07/2014 – sexta-feira | Horário: 15h
Local: Cine Teatro do Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Grátis
Pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível
Informações para o público: 24 2233-0309
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.