Fundação Clóvis Salgado abre inscrições para curso sobre utilização de HQ’s como ferramenta de ensino

Já estão abertas as inscrições para a quarta edição do curso Quadrinhos, Linguagem e História, promovido pela Fundação Clóvis Salgado, por meio da Gerência de Pesquisa e Extensão. Ministrado pelo professor Márcio dos Santos Rodrigues, o curso aborda a linguagem das histórias em quadrinhos e o contexto histórico das publicações. A atividade é voltada, principalmente, para profissionais de educação das redes pública e privada e oferece 40 vagas, com carga horária total de 32 horas.

O curso é recomendado para professores e educadores que buscam novas formas de trabalhar a didática dentro de sala de aula, com a utilização de diferentes linguagens. Por meio da narrativa dos Quadrinhos, o professor Márcio dos Santos Rodrigues vai contextualizar as produções ao longo dos anos, bem como os vários estilos e tradições em diferentes países.

Um dos principais temas abordados pelo professor durante o curso é o desenvolvimento da linguagem didática nas HQ’s e seus usos no contexto educacional. Para isso, o planejamento do curso abrange trabalhos norte-americanos, como Snoopy, Krazy Kat e Little Nemo, produções mineiras, com destaque para o cartunista Lor, e o estilo japonês, conhecido como mangá, além de produções europeias, latino-americanas (Mafalda e trabalhos de Oestherheld) e africanas.

Quadrinhos como ferramenta de ensino – Os quadrinhos são trabalhados como material didático, no Brasil, desde o final da década de 1980. A partir dos anos 2000, com novos formatos e um mercado mais amplo, houve um avanço notável. Para Márcio dos Santos Rodrigues, isso tem acontecido porque as HQ’s podem ser trabalhadas em diversas disciplinas, abordando aspectos históricos, sociológicos, filosóficos.

“Sempre surgem novos quadrinhos, com diferentes histórias. Quando apresentados em sala de aula, os professores podem trabalhar, até mesmo, questões de geografia e química”, completa.

Uma das atividades da Gerência de Pesquisa e Extensão mais procuradas, o curso Quadrinhos Linguagem e História contribui para a narrativa dos alunos, a escrita e a intepretação das imagens das HQ’s. Na última edição do curso, Marcio dos Santos Rodrigues conta que havia alunos até de outros estados, interessados no contexto desse estilo literário. “O curso se torna também uma boa oportunidade de contato com profissionais de diversas áreas”, destaca o professor.

Santos também ressalta que nessa quarta edição do curso sua expectativa é positiva, e conta que um dos pontos fortes é a interação com os alunos, “Muitas vezes procuro passar aos alunos questões que eles mesmos incorporam como o mercado no Brasil, os títulos mais importantes, atualidades. Ou seja, de que forma essas questões podem ser trabalhadas através da linguagem dos quadrinhos”, finaliza.

Sobre Marcio dos Santos Rodrigues – Pesquisador de Histórias em quadrinhos como fonte para a Pesquisa e o Ensino de História, com Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa “História e Culturas Políticas” (2011). Licenciado em História pela mesma instituição federal (2007). Além do interesse pelo estudo das Histórias em quadrinhos, desenvolve pesquisas dentro dos campos da História Política e da História Ambiental. Atualmente é Professor Substituto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/Faculdade de Educação da UFMG, responsável pela área de Ensino de História.

SERVIÇO
Evento: Curso Quadrinhos, Linguagem e História
Inscrições: 21 de julho a 13 de agosto
Período de Realização: 21 de agosto a 9 outubro
Vagas: 40
Local: Sala de Vídeo – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Informações para o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *