Isabelle Huppert, um dos principais nomes do cinema francês, está no Brasil desde o dia 14, onde participa da quinta edição do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado em 45 cidades brasileiras até esta quarta. Além de lançar dois filmes na programação do evento – “Um Amor em Paris”, de Marc Fitoussi, e “Uma Relação Delicada”, de Catherine Breillat – a atriz participou de coletiva de imprensa realizada no começo desta tarde, em São Paulo.
Ao lado do diretor do Varilux, Christian Boudier, Huppert falou sobre a carreira, a importância da troca de experiências para o cinema mundial e, descontraída, aconselhou os novatos que desejam seguir a carreira escolhida por ela. “Não sou muito boa para dar conselhos, pois ainda me sinto uma jovem; mas um ator iniciante deve estudar o máximo possível, viajar, frequentar festivais como o Varilux e conhecer pessoas para trocar experiências sempre”, ressalta.
Com grandes interpretações para personagens dramáticos, a atriz salienta que gosta de alternar gêneros.
E discorda quando comentam que é uma das maiores atrizes de seu país. “Não me considero a maior atriz francesa, temos outras atrizes muito talentosas também. Trabalho muito e tenho sorte”.
Questionada sobre o que o cinema brasileiro pode aprender com o cinema francês e vice-versa, a atriz foi enfática.
A edição 2014 do festival chega ao fim nesta quarta, mas ganha repescagem em algumas cidades. Confira a programação no site http://variluxcinefrances.com/.