A nova música da banda de pop/rock mineira Jota Quest, Um Grito de Gol, produzida de forma totalmente colaborativa com os fãs, em parceria com a SKY e AgênciaClick Isobar, já está pronta. O resultado do processo criativo iniciado em setembro do ano passado foi gravado e finalizado no estúdio da banda, em Belo Horizonte. O público já pode encontrar o arquivo e o videoclipe para download gratuito no site da plataforma de entretenimento SKY Live – http://skylive.sky.com.br/socialhit.
A nova canção tem pegada groove, característica presente também no recém-lançado álbum de inéditas da banda, “Funky Funky Boom Boom”, e tem como tema a alegria e a emoção do futebol, assunto pertinente aos brasileiros a poucos meses do início do evento esportivo mais esperado do planeta.
No arranjo, um super naipe de metais e um coro de backing vocals trouxeram ainda mais harmonia e alto-astral para a canção. “A ideia do arranjo é também representar todas as pessoas que participaram da composição de Um Grito de Gol, como se estivessem no estúdio, tocando, cantando e vibrando com a gente”, declara o vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino.
O processo de realização da canção durou cerca de quatro meses. Nesse período, mais de 600 sugestões, divididas entre as quatro etapas “ritmo”, “melodia”, “tema” e “letra”, foram enviadas pelo público, e 17 delas selecionadas por meio de votação no site e nas redes sociais da SKY.
“Todas as fases do processo de criação tiveram sua dose de desafio e prazer. Vivemos uma experiência incrível e de uma movimentação intensa na internet. A cada etapa, a galera queria se envolver cada vez mais. Foi realmente muito interessante!”, explica o cantor.
Participante da composição, o músico Victor Leví, de 23 anos, teve seu ritmo selecionado com mais de 60 mil votos. “Fiz minha inscrição no último dia e quase não acreditei quando soube que o ritmo que eu criei havia sido selecionado e, depois, o mais votado. Participar da composição de Um grito de Gol foi muito gratificante”, comenta Victor. “Estou curioso e ansioso para ouvir o resultado final.”
“Estamos muito felizes e orgulhosos, principalmente porque o resultado final é muito satisfatório. A música ficou muito gostosa e divertida, e muito brasileira, e só temos a agradecer a todos que participaram dessa aventura Social Hit com a gente”, completa Flausino.
O Social Hit
O processo de desenvolvimento da música Um Grito de Gol foi dividido em quatro etapas de criação: ritmo, melodia, tema e letra. Em cada uma das fases, as pessoas puderam participar enviando criações próprias, compartilhando ou votando pelo site e fanpage SKY Live. Um vídeo explicativo com os integrantes do Jota Quest era disponibilizado no site da SKY Live a cada etapa, orientando os interessados sobre o conceito e como participar.
“O poder dessa ação, que reuniu o uso criativo de ferramentas e mídias digitais com o talento dos músicos do Jota Quest, representa um marco na criação musical e no mercado de entretenimento, abrindo espaço para novas possibilidades de composição”, afirma o diretor de Marketing da SKY, Marcelo Miranda.
Na primeira etapa, que selecionou o ritmo do Social Hit, 34 sugestões foram enviadas pelos participantes e três delas colocadas para votação do público. O ritmo escolhido recebeu 42% de um total de mais de 60 mil votos. Na escolha da melodia, segunda fase do processo criativo, foram 42 participações. A melodia vencedora contou com 57% dos mais de 100 mil votos recebidos.
Na terceira etapa foi a vez de decidir o tema. A escolha das 163 sugestões enviadas teve mais de 3 mil votos, e as três vencedoras foram “radiante”, “positividade” e “jogos do Brasil”. Já na última fase do processo, a letra, 374 sugestões foram recebidas entre frases, versos e parágrafos, que resultaram em 10 trechos escolhidos pela banda.
Todas as pessoas que participaram enviando material concordaram em licenciar seus direitos autorais por meio de licença específica de Creative Commons, que também é utilizada em outras plataformas de conteúdo colaborativo, como a Wikipédia.
Sobre a SKY Live
SKY Live é a plataforma sob a qual estão reunidos os patrocínios de entretenimento ao vivo da SKY. Por meio de um acordo com as principais promotoras e organizadoras de shows do País – T4F e XYZ Live – a SKY patrocina centenas de espetáculos musicais, com bandas nacionais e internacionais de todos os gêneros e para todas as idades e perfis de público.
Pela segunda edição consecutiva do Brasil, a SKY foi ainda media partner do Rock in Rio como a TV por assinatura oficial do festival. A SKY também patrocina a cantora Claudia Leitte e a banda pop/rock mineira Jota Quest, artistas que fazem parte do casting de garotos-propaganda da operadora.
Por meio da plataforma, a operadora promove ainda transmissões exclusivas de shows ao vivo via internet a partir da fanpage SKY Live. Para assistir, basta curtir a página www.facebook.com/SKYLiveBR. Acesse também www.sky.com.br/skylive.