Inspirada na fábula atribuída a La Fontaine, poeta e fabulista francês, o projeto As Cigarras e as Formigas vai até a cidade de Amparo levando exposição artística que busca trazer vida cultural aos visitantes. A iniciativa tem entrada gratuita e acontece na Fundação São Pedro com inicio no dia 17 de março seguindo até 3 de abril. O projeto é realizado com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) pela 3S Projetos com o apoio da Fundação São Pedro.
“As Cigarras e as Formigas” reproduz em escala ampliada insetos representando a cigarra e a formiga através de esculturas feitas utilizando a técnica de empapelamento (que trabalha com jornal e cola). Além de apreciar a intervenção, as pessoas podem retirar livretos com a releitura da fábula de La Fontaine e também uma revista com atividades sobre o tema de meio ambiente para crianças.
A famosa fábula conta a história de uma cigarra que canta durante o verão, enquanto a formiga trabalha acumulando provisões em seu formigueiro. No inverno, desamparada, a cigarra vai pedir abrigo à formiga. Esta pergunta o que a outra fez durante todo o verão. “Eu cantei”, responde a cigarra. “Então agora, dance”, rebate a formiga, deixando-a do lado de fora.
“Esta é uma iniciativa que busca levar cultura e reflexão ambiental para os visitantes da exposição. A proposta é quebrar a lógica de ‘objetos dados’ para nos tornarmos agentes ativos de uma relação com os objetos que estão à nossa disposição. Vamos instigar as pessoas para que visualizem e projetem de forma palpável, pensamentos, personagens e sentimentos, estando nesses uma possibilidade de transformação” explica Izabel Magnani, artista plástica responsável pela exposição.
Data: de 17 de março a 3 de abril
Horário de visitação: das 9h ao 12h e das 14h às 17h30h
Local: Fundação São Pedro
Endereço: Rua Roma, 480 – Jardim Itália – Amparo/SP
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.