O bloco carnavalesco “Tá pirando, pirado, pirou”, formado por pessoas com transtornos mentais, fará a escolha de seu samba-enredo neste sábado (8), às 14h, no Rio Scenarium. A entrada é franca.
O tema deste ano são as manifestações que sacudiram o país em junho de 2013: Acorda, Gigante! Uma andorinha só não faz verão. Os 12 inscritos serão apresentados e um deles será selecionado pelos jurados pra embalar o desfile.
No evento, o grupo também vai lançar as camisas do Carnaval de 2014, com ilustrações do paciente Samy das Chagas.
O desfile oficial do bloco será dia 23 de fevereiro, na Avenida Pasteur, na Urca. Nesta data, a iniciativa idealizada por Gilson Secundino, paciente do Instituto Municipal Philippe Pinel, em Botafogo, vai completar 10 anos.
O bloco foi criado levar a comemoração do Carnaval para fora dos muros da unidade, mas a festa foi logo acolhida por técnicos e funcionários do Pinel, e por moradores e simpatizantes, que hoje também fazem parte do grupo.
O projeto carnavalesco foi reconhecido com o Prêmio Nacional de Cultura e Saúde de 2010, condecoração estabelecida pelo Programa “Mais Cultura, Mais Saúde”, oferecido por uma parceria entre os ministérios da Cultura e da Saúde, entre outros.