Sonora Brasil segue com apresentação de quinteto no Sesc Piracicaba

Após estreia com o grupo Plyphonia Khorus, unidade Sesc Piracicaba recebe o Quinteto Brasília em 15 de agosto, às 20h, no Teatro da unidade.

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 16ª edição, a ação apresenta os temas – Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea – que serão desenvolvidos no biênio 2013/2014, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2013, o primeiro tema circula pelos estados das regiões Centro-Oeste Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2014, na 16ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.

Nos próximos três meses a cidade de Piracicaba vai receber, por meio do Sesc, o painel Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea que trás à tona a força deste compositor de indubitável importância para o desenvolvimento da música no Brasil, que teve reconhecida atuação também com crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que em 2013 chegam à 20ª edição.

Criado em 2000, é um dos principais grupos de câmera da região Centro-Oeste e um dos poucos quintetos clássicos de sopros em atividade no país. Atua com regularidade nos espaços dedicados à música de concerto, especialmente em Brasília e entorno, e tem se dedicado à apresentação de obras de compositores da atualidade. Seus integrantes são todos também professores em universidades e/ou músicos de orquestra. O grupo é formado por Sérgio Barrenechea (flauta), José Medeiros (oboé), Félix Alonso (clarineta), Gustavo Koberstein (fagote) e Stanislav Shulz (trompa).

Em cumprimento à sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. Em 2013, são 450 concertos, em 128 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.

O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. A programação da mostra retorna a Piracicaba nos meses de setembro e outubro em com o Quarteto Belmonte (19) e o Duo Cancionâncias (16), respectivamente.

Programação

  • Quinteto Brasília – Dia 15/8
  • Quarteto Belmonte – Dia 19/9
  • Duo Cancionâncias – Dia 16/10
SERVIÇO
Sonora Brasil
Quinteto Brasília
Data: 15 de Agosto, quinta, às 20h.
Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Local: Teatro.
Livre para todos os públicos.
Entrada Gratuita. A Retirada de ingressos tem início uma hora antes da exibição.
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *