As duas primeiras exposições selecionadas no edital “Artes Visuais FCS 2013/2014”, Trato, de Sara Lambranho, e Corpo Tangente, de Bruno Rios, estreiam no dia 29 de junho nas galerias Arlinda Correa Lima e Genesco Murta, no Palácio das Artes. As mostras ficarão disponíveis para visitação de terça a sábado das 9h30 às 21h, e nos domingos das 16h às 21h, até 21 de julho.
A artista formada pela Escola Guignard (UEMG), Sara Lambranho, vai apresentar uma instalação representa um jardim de plantas com espinhos. A ideia surgiu com o intuito de chamar a atenção das pessoas para a reflexão, de forma subjetiva e poética, sobre as relações entre o indivíduo e o ambiente urbano. Em Trato, Sara buscou na natureza um signo conflituoso que discute as delimitações entre os espaços públicos e privados. Ela ainda explica que a escolha do nome da exposiçãoremete a um acordo entre o sujeito e a natureza. “Procuro conscientizar as pessoas sobre a utilização da natureza como artifício para as construções urbanas, como por exemplo as cercas de segurança. De acordo com a ideia, a invasão das plantas e espinhos nesses espaços é uma metáfora, uma forma de protesto em defesa dessas estruturas naturais”.
Sobre a carreira de Sara, a jovem já apresentou trabalhos em mostras como Carrossel no Sesc Palladium, JA.CA no Centro de Arte e Tecnologia de Nova Lima, Through the Surfade of the Pages na Universidade de Harvard em Boston (EUA), e no evento Noite Branca, em 2012, no Parque Municipal. Agora, em Trato, serão apresentadas obras inéditas da artista plástica.
Outra mostra que abre a temporada das exposições contempladas pelo edital de Artes Visuais é Corpo Tangente, do artista gráfico Bruno Rios. Para Bruno, o cotidiano é a principal inspiração para a realização de seus trabalhos. Corpo Tangente é a união de suas obras durante o período de 2010 a 2013. “Meu intuito é trabalhar o olhar lúdico do visitante, de forma com que cada um observe o dia-a-dia com mais cuidado, de uma forma leve”, explica.
Ao todo, Corpo Tangente traz duas instalações, dois vídeos e diversos desenhos e fotografias que recriam o cotidiano a partir de uma leitura poética, proposta sempre presente durante a carreira de Bruno Rios. Sobre a trajetória de Rios, podemos citar diversas participações em mostras como Deriva I e II, na UFMG, I Bienal Universitária de BH, Bang-VI Festival Internacional de Video Arte de Barcelona e foi vencedor da mostra EBA-UFMG, na qual foi premiado como melhor artista individual.
Para a diretora de programação da Fundação Clóvis Salgado, Fabíola Moulin Mendonça, a reabertura do processo representa uma oportunidade única tanto para a Instituição, quanto para os novos talentos mineiros. “O edital é um importante instrumento de política pública, ao democratizar o acesso de jovens artistas a um espaço consolidado como o Palácio das Artes. As exposições são fundamentais para que possamos apoiar e dar visibilidade a trabalhos mais experimentais e contemporâneos”.
Tanto para Sara Lambranho quanto para Bruno Rios, a oportunidade de apresentar trabalhos em um dos principais centros culturais da cidade é uma chance única, principalmente para jovens artistas. Sobre isso, Bruno chama a atenção para o estímulo de novos talentos mineiros. “Sempre tive a Fundação Clóvis Salgado como inspiração. Tenho o costume de visitar as mostras do local e me imaginava, um dia, expondo o meu trabalho. Acredito, também, que um olhar jovem reacende esse interesse pelas artes, pela busca do novo”. Já para Sara, o edital proporcionou a realização de um sonho. “É uma grande estrutura e não teríamos a chance de bancarmos sozinhos. Fiquei muito feliz com a reabertura do edital e espero que o processo seja realizado nos próximos anos”, explica.
Edital de Seleção Artes Visuais da FCS 2013/2014
Com o intuito de incentivar novos talentos, a Fundação Clóvis Salgado publicou, no início de 2013, o edital voltado para as artes visuais, que selecionou oito artistas para expor seus trabalhos nas galerias de arte da Fundação Clóvis Salgado. A iniciativa faz parte da política do Governo de Minas Gerais e reafirma o compromisso da Instituição em relação ao fomento à criação, à formação, à produção, e ao incentivo a novos talentos. Os selecionados para as exposições individuais receberam o valor de R$4.000,00 para a viabilização do projeto artístico, além de acompanhamento e produção na montagem e divulgação das exposições oferecidos pela Fundação Clóvis Salgado. A Instituição também garantirá o transporte e a embalagem das obras, o seguro dos trabalhos a serem expostos, caso seja necessário, a confecção de um catálogo para cada mostra e uma sessão de bate-papo com o público.
Abertura: 29 de junho, às 9h30
Período expositivo: 29 de junho a 21 de julho de 2013
Local: Galeria Arlinda Corrêa Lima e Galeria Genesco Murta
Entrada gratuita
Classificação: livre
Informações: fcs.mg.gov.br / 3236-7400
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.