O longa-metragem nacional COLEGAS (Buddies), dirigido por Marcelo Galvão e protagonizado por três atores com síndrome de Down, foi o grande vencedor da 11ª edição do Brazilian Film Festival of New York, organizado pela produtora Inffinito, responsável pela versão pioneira do festival em Miami e mais diferentes edições de mostras de cinema brasileiro em cidades internacionais.
COLEGAS
Distribuído pela Europa Filmes, o filme competiu com sete longas-metragens pelo Prêmio Lente de Cristal, concedido ao melhor filme por júri popular. O anúncio da vitória aconteceu ontem, dia 16 de junho, no SummerStage do Central Park. Para encerrar a programação, que contou também com a exibição do filme Faroeste Caboclo, de René Sampaio, os presentes curtiram o show de Preta Gil e a exibição do longa de animação Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, que venceu no último sábado o prêmio de melhor filme no Festival de Annecy, conhecido mundialmente como o “Festival de Cannes da animação”.
COLEGAS, produzido pela Gatacine, continua conquistando as plateias por onde passa, tanto no país como no exterior. No início do ano, o longa venceu o prêmio de Melhor Filme no festival de cinema International Disability Film Festival Breaking Down Barriers em Moscou (Rússia) e o prêmio de público no Festival del Cinema Latino Americano di Trieste (Itália).
No Brasil, o filme já tinha conquistado o prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro, Melhor Direção de Arte e prêmio especial concedido pelo júri a cada um dos três protagonistas durante o Festival de Gramado 2012. Além disso, venceu o prêmio de Melhor Filme Brasileiro e Troféu Juventude – ambos eleitos pelo público da 36a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
SOBRE O FILME
Colegas é uma divertida aventura que trata de forma poética coisas simples da vida, através dos olhos de três personagens com síndrome de Down. Eles são apaixonados por cinema e trabalham na videoteca do instituto onde vivem. Um dia, inspirados pelo filme “Thelma & Louise”, resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de três sonhos: Stalone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Aninha (Rita Pokk) quer casar e Márcio (Breno Viola) precisa voar. Nesta busca, se envolvem em inúmeras aventuras como se tudo não passasse de um maravilhoso sonho.
Filmado na região de Paulínia, São Paulo, sul do Brasil e Argentina, Colegas traz também nomes como Lima Duarte, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, Juliana Didone, Christiano Cochrane, Daniele Valente, Otavio Mesquita, Germano Pereira, Nill Marcondes, Thogun, além de contar com mais 60 jovens com síndrome de Down no elenco de apoio.
O longa-metragem venceu o prêmio de melhor roteiro do Festival de Paulínia (2008) por decisão unânime, o Edital de Fomento à Cultura do Estado de São Paulo (2008), também por decisão unânime, o Edital de Paulínia (2010) e o edital da Petrobras (2010). Conta com o patrocínio da Petrobras, Invest Image Caixa Seguros, Sabesp, Neoenergia, Polo Cinematográfico de Paulínia, AkzoNobel, Net, KSB, Docol, Eaton, Libbs, Locaweb, CVC, Ferro + e Senac.