Durante o mês de junho o Sesc, unidade Piracicaba, retoma a Mostra Tati por Inteiro. Desta vez, a programação traz os dois longas-metragens restantes de sua filmografia: Parada, de 1974 e As Aventuras do Sr. Hulot num Trânsito Muito Louco, de 1971; além do documentário Tati: Seguindo os Passos do Sr. Hulot, dirigido pela filha do cineasta, Sophie Tatischeff; e dos curtas Cuida da Tua Esquerda, A Escola dos Carteiros e Curso Noturno que cobrem um período de mais de 30 anos da carreira do mestre francês.
Um dos mais originais comediantes do cinema, depois de Charles Chaplin, o Tati se distanciou do burlesco primitivo e buscou, na observação do cotidiano, as expressões, os hábitos, manias e manifestações, que denunciavam as personalidades. Além disso, seus filmes contribuíram para a construção da crítica de costumes que, em sua obra, não deve ser lida a partir de uma relação direta com a realidade imediata, mas sim, a partir de suas escolhas, seleções e criações.
“Os filmes de Jacques Tati trazem à tona, de forma leve e descontraída, mas muito contundente, questões importantes para a reflexão e o debate a respeito da sociedade ocidental contemporânea, do comportamento humano, das relações sociais, das questões imbricadas no desenvolvimento tecnológico, sendo, portanto, uma obra preciosa para o trabalho desenvolvido pelo Sesc, junto aos diversos setores da sociedade brasileira”, afirma a assessora de Cinema do Departamento Nacional do Sesc, Nádia Moreno.
As exibições ocorrem às terças, dias 4, 11, 18 e 25 de junho, sempre às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
PROGRAMAÇÃO MOSTRA TATI POR INTEIRO JUNHO
Parada – dia 4
França, 1974, cor, 85’. Dir: Jacques Tati.
O filme mostra as aventuras de duas crianças por detrás da lona de um circo provinciano. O diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, mágicos e espectadores encantados.
As Aventuras do Sr. Hulot num Trânsito Muito Louco – dia 11
França, 1971, cor, 93. Dir: Jacques Tati.
Sr. Hulot, desenhista de uma modesta fábrica de veículos, cria um caminhão e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel. A viagem é interrompida por uma série de problemas. São tantas as confusões, que o carro chega tarde demais á exposição.
Tati: Seguindo os Passos do Sr. Hulot – dia 18
França,1986, cor, 52’. Dir: Sophie Tatischeff.
O documentário apresenta vários registros do trabalho de Tati ao longo de suas viagens pelo mundo. Um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções.
Curtas Metragens – dia 25
Cuida da Tua Esquerda
França, 1936, cor, 12’. Dir: Jacques Tati.
A Escola dos carteiros
França, 1947, cor, 15’. Dir: Jacques Tati.
Curso Noturno
França, 1967, cor, 27’. Dir. Nicolas Riowsky.
Terças, 20h. Teatro. Livre para todos os públicos. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência. Grátis.
Data: dias 4, 11, 18 e 25 de junho, terças, às 20h.
Local: Sesc Piracicaba – Teatro
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Classificação etária: Livre para todos os públicos.
Ingressos:Entrada Gratuita. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.
Informações para o público: (19) 3437-9292
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.