Sob a regência do maestro Artur Huf, a Orquestra Filarmônica Brasileira realiza um concerto gratuito no dia 25 de maio, às 10h30, na Praça Central em Santa Bárbara d’Oeste. O concerto está inserido dentro da programação da Virada Cultural Paulista e foi idealizado como uma homenagem ao maior compositor brasileiro de óperas Carlos Gomes. A apresentação faz parte do projeto “A Música Sinfônica de Carlos Gomes”, que é realizado pela 3S Projetos e Ariah Cultural com recursos incentivados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).
A Orquestra Filarmônica Brasileira é uma orquestra criada a partir da iniciativa dos próprios músicos que possuem o mesmo objetivo de aproximar a música sinfônica e erudita da população. Neste projeto toda a equipe busca desenvolver um repertório com todos os trechos sinfônicos de todas as óperas de Antônio Carlos Gomes, compositor da famosa ópera “O Guarani”.
“A escolha de trabalhar com o repertório exclusivo de Carlos Gomes se deve pelo fato de que, apesar de ser o maior compositor brasileiro de ópera, apenas a abertura de ‘O Guarani’ é conhecida pelo grande público, enquanto outras obras tão belas quanto esta, ficam esquecidas, enfatiza o regente Artur Huf.
As composições de Carlos Gomes sugerem uma reflexão sobre a música originada de textos poéticos, tanto por seus aspectos sonoros ou mesmo pela imagem que cada palavra guarda em si. No repertório o público terá a oportunidade de apreciar as composições O Guarani (1870), Joana de Flandres (1863), A Noite do Castelo (1861), Salvador Rosa(1874), Fosca(1873), Maria Tudor (1879), Colombo (1892), Condor (1891) e Lo Schiavo (1889).
Sobre Carlos Gomes
O grande compositor paulista Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896) nascido em Campinas, foi possivelmente o mais importante compositor brasileiro de óperas, destacando-se dentro da música romântica. Suas composições obtiveram tanto sucesso que várias cidades pelo Brasil batizaram seus teatros para homenagear o maestro.
Admirador desde cedo de Verdi, traçou seu futuro em direção à ópera. Tendo escrito ainda no Brasil algumas modinhas, uma missa e as óperas A Noite do Castelo e Joana de Flandres, chamou a atenção do imperador Pedro II, que o patrocinou no seus estudos em Milão. O grande sucesso obtido com “O Guarani” levou-o ao centro das atenções, a partir de onde ele pôde compor outras peças de igual beleza, tais como Fosca, Salvador Rosa, Maria Tudor, Lo Schiavo, Condor e Colombo.
Data: Sábado, 25 de maio de 2013
Horário: 10h30
Local: Praça Central
Endereço: Praça Coronel Luis Alves – Centro – Sta. Bárbara d’Oeste
Evento gratuito
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.