Todos os dias Winnie acorda, escova os dentes e conversa com alguém que não responde. Ainda assim, ela resiste e transforma a tragédia do cotidiano em um emocionante e bem humorado musical. “Dias Felizes”, de Samuel Beckett, inspirou a diretora e atriz mineira Rita Clemente a compor a ópera contemporânea “Dias Felizes – Suíte em Nove Movimentos” que será apresentada pela primeira vez no Rio de Janeiro. A estreia será no CCBB Rio no dia 18 de abril e a temporada de quarta a domingo, às 19h30. Ingressos a R$6.
A peça apresenta situações da trajetória de Winnie, interpretada por Rita, em nove partes, como num concerto. O conceito da incomunicabilidade, característica de autores como Beckett, é substituído pelo desejo de comunicação, tornando a protagonista uma rebelde senhora que se esforça para tornar sua limitada rotina, feliz.
Em “Dias Felizes”, Beckett pontua o texto por suas rubricas, como numa partitura musical. As pausas da personagem indicam uma densidade sonora, sugerindo uma leitura rítmica e melódica da situação e reforça a métrica tanto na palavra quanto no gesto. Na montagem de Rita Clemente, nove momentos musicais orientam o jogo cênico: Fuga, Rapsódia, Rondó, Fantasia, Moteto, Recitativo, Área, Vocalise e Prelúdio. “Em cada um destes movimentos pesquisamos sonoridades, melodias, relações entre o erudito, o rock e o pop para contar a história de Winnie”, explica a diretora.
Premiado pelo pelo Simparc/Usiminas, o figurino da personagem é o próprio cenário da peça. Apresenta simplicidade e simetria e tem seu ponto de partida na proposição clara do autor. A pesquisa de materiais foi baseada em textura e cor e os conceitos que norteiam o estudo de Rita – que assina cenário e figurino de alguns de seus espetáculos independentes – apontam para a importância da relação sensorial do ator com seu material de cena. “Ao aumentar a responsabilidade do ator na composição geral do espetáculo, não há a expectativa endossar o rótulo de ‘ator criador’, mas sim deixar que naturalmente as funções estejam entrelaçadas numa unidade de pensamento”, esclarece Rita.
“Dias Felizes: Suítes em Nove Movimentos” estreou no Festival Temporales Internacionales do Chile, em 2006. Foi apresentado em espanhol para cerca de 1200 espectadores, em quatro localidades, tendo sessão extra na cidade sede do festival, Puerto Montt. Participou da Mostra Contemporânea de Arte Mineira, em São Paulo, em 2009, quando também cumpriu temporada na campanha de popularização de teatro. Em 2011, abriu a “Mostra Rita Clemente”, no Teatro Oi Futuro Klaus Viana.
“Dias Felizes” por Rita Clemente
“Quando quero recorrer à ousadia, me inspirar com algo novo, leio um clássico. Essa contradição traduz claramente minha reverência pela obra de Samuel Beckett, assim como, por outro lado, me absolve de uma possível culpa por apropriação de sua obra. Pois é o próprio clássico que me ensina a buscar a singularidade em cada vírgula: ‘Meu texto é um conjunto de sons fundamentais. O resto não me responsabilizo’, disse o autor de “Dias Felizes”. Com essa frase, além de orientar definitivamente minha escolha pelo estreitamento das linguagens teatral e musical, este autor que é um ícone de revolução no campo da dramaturgia, ratifica seu papel histórico e artístico de libertação”.
Estreia para convidados: 17 de abril, às 20h.
Datas da temporada: 18 de abril a 26 de maio – quarta a domingo
Horário: 19h30
Classificação: 16 anos
Duração: 55 minutos
Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro III
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$6 inteira / R$3 meia
Tel: (21) 3808-2020
Lotação: 97 lugares
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