Assim que foi escolhido para a vaga de diretor do filme O ACORDO (Snitch), Rick Waugh fez questão de se cercar dos melhores atores que pudesse encontrar. Para o papel principal, do obstinado pai John Matthews, o cineasta pensou imediatamente em Dwayne “The Rock” Johnson. “Ele foi uma escolha espetacular”, afirma o cineasta.
“Eu sempre quis trabalhar com ele e, assim que assinei para dirigir O ACORDO, ele passou a fazer todo o sentido. Podemos entregar ao público o componente de ação, mas também podemos apresentar Dwayne em um papel que mostra que ele é um ator fenomenal”.
Para Waugh, esta oportunidade vem em um momento crucial na carreira de The Rock, conhecido (e julgado) principalmente por suas performances como ator de filmes de ação. “Neste filme, ele não vive um herói de ação. Queria pegar um dos caras mais formidáveis do cinema atualmente e colocá-lo em uma trama na qual toda a ação é de verdade. Se você levar um tiro, você morre. Ele vive um sujeito comum que tem que vencer os desafios se quiser permanecer vivo. É o mundo real, então músculos e tamanho não importam. É uma história sobre coração, convicção e sobre o quão longe um pai pode ir para salvar o filho”. O diretor af irma ainda que Dwayne é o tipo de homem que se tornou uma estrela justamente porque é real.
“Ele é um dos homens mais focados e honestos que conheço, e esta honestidade se reflete em suas atuações. É por isso que seu público adora vê-lo. Ele é um cara real com o coração de um leão, que luta pelo que acredita. Ele é o pacote completo: um astro de cinema e um ator de verdade”.
Não por acaso, a imprensa internacional reconheceu a entrega de The Rock a um papel dramático no qual é difícil vê-lo costumeiramente. “O melhor trabalho da carreira de Dwayne Johnson”, afirma o crítico do jornal Chicago Sun-Times. Já o USA Today diz que é visível o seu amadurecimento como ator: “É uma performance mais cheia de nuances do que qualquer uma que ele tenha entregue antes”.
O próprio The Rock confirma que, assim que viu o roteiro e soube que era de Waugh, quis imediatamente estar envolvido no projeto. “Existem diversos elementos nesta história que eu adoro. Amo o fato de que lida com a ideia de responsabilidade e a noção do tamanho do amor de um pai pelo filho. Eu acredito que faria exatamente a mesma coisa pela minha família. Quando se trata de meus filhos, eu mentiria, enganaria, roubaria, mataria para protegê-los”. Ele admite que O ACORDO é o seu trabalho mais desafiador no sentido emocional. “Personagens no gênero de ação são escritos de uma certa forma. O herói sai chutando bundas. Mas num filme como o nosso, isso não existe. John Matthews não fala ou faz sempre as coisas certas. Ele desaba, e fica assustado, e não sabe o que fazer . Isso é vida real e é como seríamos na vida real. É divertido criar personagens maiores do que a vida, muito heroicos, que se posicionam diante do perigo e salvam o mundo. Por sinal, eu interpreto este tipo de personagem, e eu gosto. Mas um filme como este, com um personagem que não é este tipo de homem, mas que pode crescer para isso, é muito especial”.
Dwayne Johnson conta ainda que nunca conheceu o homem que inspirou a história. “Quando eu lia o roteiro, a cada 20, 25 páginas, eu tinha que parar, tinha que ligar para o Rick Waugh, ou mandar uma mensagem, dizendo ‘fale-me mais sobre isso, isso aconteceu?’, e ele me dizia ‘sim, isso aconteceu’. E eu vi o documentário, que é realmente impressionante. Então, o que é mais importante do ponto de vista do Rick, que é diretor/roteirista, é ter certeza de que fazemos parecer autêntico. Fomos muito respeitosos com a família que passou por isso”.
No filme O ACORDO (Snitch), assim que o pai John Matthews (Dwayne “The Rock” Johnson) decide adentrar no universo do tráfico de entorpecentes para ajudar a diminuir a sentença do filho, surge um imenso obstáculo: John é o dono de uma transportadora, um pai honrado sem qualquer experiência criminosa, e para trafegar por este território e encontrar um alvo para derrubar, ele vai precisar de ajuda especializada. A pessoa certa surge na figura de um de seus empregados, Daniel Cruz, um ex-presidiário que está tentando colocar a vida nos eixos e manter a família em segurança em um território infestado de gangues de traficantes. “Exatamente como John, ele é um homem de família, mas está longe de ser um santo. Ele já foi preso duas vezes e, se acabar se metendo em pr oblemas novamente, voltará para a prisão, desta vez por toda a vida”, afirma o produtor Jonathan King. Inicialmente, Daniel se recusa a ajudar – mas John lhe oferece uma quantidade de dinheiro que pode mudar os seus rumos. “O dinheiro é irresistível para alguém como ele, que está tentando transcender as circunstâncias. Mas ele sabe o quão perigoso isso pode ser”, finaliza King.
Viver um personagem com certa ambiguidade moral foi uma das principais razões que atraíram Jon Bernthal, conhecido dos fãs por ter vivido o policial Shane da série “The Walking Dead”, para interpretar Daniel Cruz.
“Eu não estava realmente interessado em viver um sujeitinho simpático e maravilhoso, que estava fazendo isso apenas por sua família”, explica Jon.
“Existe uma razão pela qual ele acabou na cadeia por duas vezes. Daniel é um cara que arruinou com muitas coisas em sua vida. É o tipo de sujeito que enxerga os riscos, os pesa e então toma uma decisão. Existem poucos trabalhos abertos para um ex-presidiário. Ele sabe que esta pode ser uma de suas últimas chances. E justamente o homem que lhe deu esta oportunidade aparece com uma oferta destas. Daniel nunc a imaginou uma situação assim, nem em um milhão de anos, e é apanhado totalmente despreparado. Ele olha para isso como algo que ele realmente tem que fazer”, conclui.
No elenco do filme estão os atores Dwayne Johnson (Viagem 2 – A Ilha Misteriosa), Susan Sarandon (Esse é o Meu Garoto), Jon Bernthal (série The Walking Dead), Benjamin Bratt (série Private Practice), Barry Pepper (Bravura Indômita), Nadine Velazquez (série The League), Melina Kanakaredes (Percy Jackson e o Ladrão de Raios) e Michael Kenneth Williams (série Boardwalk Empire).
O filme O ACORDO será lançado pela PlayArte nos cinemas brasileiros dia 19 de abril.