“O artista deve ir onde o povo está”, ensina Milton Nascimento na canção “Nos Bailes da Vida”. Nesse intuito, o Ballet Jovem do Palácio das Artes, grupo profissionalizante da Fundação Clóvis Salgado (FCS), vai ao Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto no próximo dia 14 de dezembro, às 14h30, e apresentará três coreografias do seu repertório. Com essa apresentação, o Ballet Jovem Palácio das Artes encerra as atividades no ano de 2012. Ao todo, 42 espetáculos foram realizados para mais de 34 mil pessoas.
Ao abordar a urgência das pessoas em encontrar na vida cotidiana um lugar confortável e seguro, a coreografia “Iungo”, de autoria do dançarino holandês Adriaan Luteijin, abre o espetáculo com música do compositor erudito Frédéric Chopin. Em seguida, as coreografias “Delicado” e “Carioquinha”, inspiradas nas composições de mesmo nome de Waldir Azevedo, compõem a apresentação. A trilha sonora para “Delicado” e “Carioquinha” é executada pelo Grupo de Choro Palácio das Artes. O espetáculo terá duração de 30 minutos.
“Acredito que, assim como os corpos artísticos profissionais, os grupos jovens ou em formação ligados à Fundação, devem cumprir a missão social de se apresentar em espaços alternativos e para públicos distintos. A ideia de levar o Ballet Jovem para uma apresentação especial no presídio é uma forma de contribuir com ações que proporcionam melhorias às mulheres privadas de liberdade”, afirma a Gerente de Extensão da FCS, Lúcia Ferreira.
O Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto está localizado à Rua Conselheiro Rocha, número 3.792, bairro Horto, em Belo Horizonte.
Temporada Premiada
Com o encerramento da atual temporada, o Ballet Jovem Palácio das Artes comemora a conquista de três títulos, por meio do Prêmio Usiminas/Sinparc 2012. São eles:“Maior Público de Dança”, “Melhor Concepção Coreográfica”, que foi concedido a Tíndaro Silvando pela coreografia “Goldberg” e, ainda, “Melhor Bailarino”, que premiou Hícaro Nicolai. Para a diretora de ensino e extensão da Fundação Clóvis Salgado, Patrícia Avellar Zol, dentre outras palavras, algumas podem resumir o fim dessa temporada: disciplina, trabalho, determinação, busca de parcerias. “Os bailarinos dançam para saciar a sede dos homens pela arte, em um trabalho permanente, sem fim nem começo”, afirma a diretora.
Sobre o Ballet Jovem Palácio das Artes
É um dos grupos jovens profissionalizantes da Fundação Clóvis Salgado. Foi criado em 2007, com o objetivo de preparar bailarinos, com idade a partir de 15 anos, para atuarem em grupos profissionais já estabelecidos no mercado.
Em 2010, a direção artística do Ballet foi assumida pela bailarina Andréa Maia. Solista do Ballet da Cidade de São Paulo por 22 anos, Andréa realizou trabalhos com renomados coreógrafos e professores nacionais e internacionais.
O Ballet Jovem Palácio das Artes é um projeto que valoriza o protagonismo juvenil no setor artístico-cultural e integra a Diretoria de Ensino e Extensão da Fundação Clóvis Salgado.
Data: 14 de dezembro
Horário: 14h30
Local: Rua Conselheiro Rocha, nº 3.792 – Horto – Belo Horizonte
Informações para o público: 3236-7400
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.