O Sesc Taubaté realiza neste final de semana, dias 1 e 2 de dezembro, a 3ª edição da Virada Inclusiva Participação Plena. A programação do evento conta com atividades culturais, esportivas, de lazer e recreação, tendo como protagonista, em especial, a população com deficiência.
Idealizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a iniciativa tem como parceiro o Sesc, que participa com programações em suas unidades.
O objetivo da Virada Inclusiva é garantir o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiência, como forma de intensificar os laços de igualdade de direitos e dar base a uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.
Confira a programação completa:
DIA 1, SÁBADO
Campeonato Estadual de Xadrez para Cegos
Jogos e apresentações de xadrez com a participação de pessoas com deficiência visual.
Parceria: Federação Paulista de Desportos para Cegos.
Das 9h30 às 17h30. Local: Nave Cultural.
Oficina de Sensibilização
Com professores da Escola Pró-Ativa, Grupo Ação e COMDEF Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Informar, sensibilizar e desmistificar o tema deficiência.
Às 10h. Local: Sala dos Figureiros.
Festival de Futebol Society Inclusivo
Jogos com a participação de alunos dos cursos do Programa Esporte Jovem do Sesc e de instituições participantes da Virada Inclusiva 2012.
Às 9h30. Local: Campo Society I.
Braille A Visão dos Dedos
Com Luciane Molina, educadora e autora do blog Espaço Braille – acessibilidade, informática e educação inclusiva.
Nesta palestra serão apresentados recursos utilizados para a escrita e leitura em Braille, com noções de como é a estrutura para produção de palavras e textos.
Às 14h. Local: Internet Livre.
Apresentação Esportiva de Voleibol Sentado
Com atleta do Clube dos Paraplégicos de São Paulo – CPSP (base da seleção brasileira de Voleibol Sentado). Participação especial de Amauri Ribeiro, ex-atleta de voleibol, campeão olímpico de Barcelona em 1992 e atual presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes – CBVD.
Às 15h. Local: Ginásio.
Contação de História Diferenças
Com Yara Camillo.
Quem nunca se sentiu diferente? Em uma formatação lúdica e poética, as crianças são conduzidas pelas histórias por meio de seus personagens que se defrontam com as diferenças.
Ás 16h. Local: Espaço de Brincar.
Apresentação de Maracatu
Apresentação musical dos alunos da AVAPE – Associação de Valorização à Pessoa com Deficiência.
Ás 15h. Local: Circo.
Apresentação de Capoeira
Apresentação esportiva com alunos da ASSID – Associação Para Sindrome de Down.
Às 16h30. Local: Circo.
DIA 2, DOMINGO
Caminhada Musical
Com as instituições participantes da Virada Inclusiva 2012, alunos do Sesc e público em geral.
Às 10h. Local: Concentração e alongamento no espaço de Ginástica ao Ar Livre.
Show Blind Sound Orchestra
Músicos cegos tocando para um filme mudo. Essa combinação inusitada resulta num espetáculo único e emocionante. Os sanfoneiros cegos sincronizam, ao vivo, ações e situações para o filme mudo “Aitaré da Praia” de 1925, um clássico do cinema brasileiro. Os músicos deficientes visuais, José Rosa e Franco, tocam a música do filme ao vivo sob a direção musical do compositor Livio Tragtenberg, criador da Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo e compositor de várias trilhas sonoras para o cinema. A dupla participou do Festival Brasil em Cena no Hebbel Theater em Berlim, Alemanha.
Às 12h. Local: Circo.
Audiodescrição Esculpindo Imagens com Palavras
Com a educadora Luciane Molina.
Nesta oficina, a educadora apresentará o recurso de audiodescrição por meio de vídeos, mostrando a importância de se produzir conteúdos midiáticos acessíveis.
Às 14h. Local: Internet Livre.
Espetáculo de Dança D…Equilíbrio
A coreografia D…Esequilíbrio é fruto da superação de seu criador e intérprete, Marcos Abranches, portador de paralisia cerebral, que encontrou na dança uma maneira de transpor suas barreiras físicas e emocionais, criando um espetáculo que emociona o público. Trata-se de um solo que representa a fragilidade de uma pessoa que transcende do equilíbrio para o desequilíbrio, buscando na loucura da vida a essência de viver.
Para falar sobre a falta de equilíbrio emocional, Marcos estudou durante três anos as pessoas de seu cotidiano, além de buscar inspiração no filme Bicho de sete cabeças.
Às 13h30. Local: Circo.
Intervenção Artística
Com Aqualoucos.
Pequenas interferências com o público, ilustrando a importância da inclusão. Tudo feito com muito humor para desenvolver os sentidos.
Das 14h às 16h. Local: Diversos espaços da unidade.
Jogos de Mesa
Com instrutores do Sesc.
Diferentes jogos de mesa inspirados em modalidades esportivas e jogos recreativos como o golf, o jogo da velha, o futebol, entre outros.
Às 14h30. Local: Taba.
Jogos Cooperativos
Com instrutores do Sesc e professor da AVAPE – Associação de Valorização à Pessoa com Deficiência.
Atividade em grupo que possibilita a integração e convivência social por meio de jogos e brincadeiras, utilizando-se de materiais como cordas, bambolês e paraquedas.
Ás 15h. Local: Circuito de caminhadas.
Teatro Infantil O Chamado da Terra
Com coletivo Construtores de Pontes.
Uma cinzenta e barulhenta cidade sem tempo, um lugar que em outro tempos chamava-se Planeta Terra. Um dia, os guardiões deste lugar enviam um chamado convocando crianças para salvar a cidade. Quatro crianças muito diferentes entre si e que nunca haviam brincado antes passam a fazer parte desta aventura.
Às 16h. Local: Circo.
Endereço: Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha
Informações: 3634-4000
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.