Em virtude do aniversário de 5 anos do Grupo de Choro Palácio das Artes, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) irá realizar no dia 02 de dezembro uma única apresentação para comemorar essa data. Neste espetáculo, 16 canções serão executadas pelos atuais componentes, acompanhados por ex-integrantes do Grupo, por músicos da Velha Guarda do Choro de Belo Horizonte, além de contar com participação do Ballet Jovem Palácio das Artes. O espetáculo acontece no Grande Teatro do Palácio das Artes, às 20h30.
Na apresentação, os 14 músicos do Grupo de Choro se unem a nove ex-integrantes do Grupo e dois cavaquinistas da Velha Guarda do Choro de Belo Horizonte, além da cantora Ligia Jacques, que irá interpretar “Carinhoso”, emblemática canção de Pixinguinha. Outras importantes canções da música popular brasileira como, por exemplo, “Noites Cariocas”, de Jacob do Bandolim e “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo, serão executadas.
O Ballet Jovem Palácio das Artes entra no segundo momento da apresentação e transforma a comemoração de 5 anos do Grupo em uma apresentação cênico-musical. O espetáculo tem coordenação musical de Marilene Trotta e direção geral de Patrícia Avellar.
“O mote do Grupo de Choro é muito instrumental e nesta apresentação iremos trazer convidados, unir a música, a dança e o canto. Ou seja, será uma apresentação cênico-musical, algo que temos feito desde o ano passado. O espectador vai sair com o desejo de ficar”, afirma Patrícia Avellar, diretora de ensino e extensão da Fundação Clóvis Salgado.
Sobre o Grupo de Choro Palácio das Artes
O Grupo de Choro Palácio das Artes é fruto da política de fomento e promoção dos jovens talentos da arte e da cultura pela Fundação Clóvis Salgado. Por meio de projetos desta natureza, a FCS cria condições para a profissionalização dos jovens artistas, investindo no apuro técnico, na experimentação e na sua valorização por parte do público. Ao longo de quatro anos de realização do projeto, o Grupo realiza concertos oferecendo um repertório de choro de alto nível que valoriza este gênero marcante da música brasileira.
Marilene Trotta (Coordenadora Musical do Grupo de Choro)
Formada em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais, Marilene Trotta atuou como solista em concertos sob regência de músicos renomados, como Sérgio Magnani, Arthur Bosmans, Oiliam Lanna e José Torres. Atualmente faz parte do corpo docente do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar), como professora de percussão na escola de música e na escola de dança.
Programação
1) Na Glória
Ary dos Santos e Raul de Barros
2) Noites Cariocas
Jacob do Bandolim
3) Bicho de Sete Cabeças
Geraldo Azevedo e Renato Rocha
4) Pedacinho do Céu
Waldir Azevedo
5) Tico Tico no Fubá
Zequinha de Abreu
6) Cinema Mudo/ Naquela mesa
Waldir Azevedo/ Nelson Gonçalves
7) Brasileirinho
Waldir Azevedo
Intervalo de 15 minutos
8) Assanhado
Jacob do Bandolim
9) Receita de Samba
Jacob do Bandolim
10) Carinhoso
Pixinguinha
11) Delicado
Waldir Azevedo
12) A Grande Família
Tom e Dito
13) Minhas mãos, Meu cavaquinho
Waldir Azevedo
14) Carioquinha
Waldir Azevedo
15) Santa Morena
Jacob do Bandolim
16) Samba do Grande Amor
Chico Buarque
17) Homenagem a Villa Lobos
Heitor Villa Lobos
Arranjo : Grupo de Choro Palácio das Artes.
Data: 02 de dezembro
Duração: 1h45
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537, Centro
Classificação: Livre
Ingressos: inteira a R$ 10,00 e meia-entrada a R$ 5,00.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.