O Centro Cultural Banco do Brasil, com o apoio da Embaixada e do Consulado Geral da República Tcheca, apresenta Pai e Filho – Mostra de Cinema Svěrák, com realizações de Jan Svěrak e Zdeněk Svěrak.
Filho do famoso escritor, roteirista e ator Zdeněk Svěrák, Jan Svěrak estudou na Academia de Artes em Praga. Pai e filho trabalharam juntos em diversas produções, resultando em significativos prêmios, entre eles o Oscar de melhor filme estrangeiro de 1997, o Globo de Ouro, o Globo de Cristal e o Tokyo Grand Prix.
A mostra reúne títulos reconhecidos no Brasil, como Kolya (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), e Num Ceu Azul Escuro, mas também obras inéditas como Garrafas Vazias e O Retorno de Kuki, com entrada franca.
SINOPSES
A Minha Pequena Aldeia
O filme do consagrado cineasta tcheco Jiři Menzel (Trens Estreitamente Vigiados, vencedor do Oscar), sob roteiro de Zdeněk Svěrak, que também atua no filme, faz uma crítica velada à sociedade socialista, que é mostrada em uma divertida comédia ambientada em uma pequena aldeia da então Tchecoslováquia, durante o regime comunista. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Filmes Estrangeiro.
A Minha Pequena Aldeia / Vesničko má, středisková / 1985
Gênero: Comédia
Direção: Jiři Menzel
Roteiro: Zdeněk Svěrak
País produtor: Tchecoslováquia
Duração: 100 min.
Idioma: tcheco – legendas em português
Garrafas Vazias
Josef é professor de Literatura. Ao se dar conta de que não entende mais os alunos, decide finalmente se aposentar. Passa a viver isolado no apartamento com a sua esposa e sente que seu casamento não vai bem: a relação é tensa e forçada. Sem saber lidar com essa nova situação, Josef busca uma alternativa. Ele, então, consegue emprego como atendente em um supermercado. Ali, rodeado de pessoas, volta a se sentir parte de uma comunidade.
Último filme da trilogia, precedida por Lições da Infância (1991) e Kolya (1996), que o diretor desenvolveu com seu pai, Zdenek Svěrak, ator e roteirista dos três filmes.
Garrafas Vazias / Vratné lahve / 2007
Gênero: Romance
Direção: Jan Svěrak
Roteiro: Zdeněk Svěrak
País produtor: República Tcheca /Reino Unido
Duracao: 100 min.
Idioma: tcheco – legendas em português
Kolya – Uma Lição de Amor
Na antiga Tchecoslováquia, ainda na época do comunismo, um violinista, Louka, por motivos políticos, é impedido de trabalhar. Um dia conhece uma jovem russa que precisa de um marido tcheco para regularizar sua situação. Obrigado por suas dívidas, Louka decide entrar em um casamento falso, mas a policia desconfia. A mulher foge e deixa o seu filho Kolya com o músico. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1997.
Kolya – Uma Lição de Amor / Kolja / 1996
Gênero: Romance
Direção: Jan Svěrak
Roteiro: Zdeněk Svěrak
País produtor: República Tcheca
Duracao: 101 min.
Idioma: tcheco – legendas em português
Lições da Infância
Primeiro filme da dupla, sob a direção de Jan, foi um êxito. A história levanta os temas da infancia de Zdeněk Svěrak nos tempos turbulentos do pós-guerra. Nos arredores de Praga, dois meninos estudam em uma classe marcada por muita indisciplina, o que faz com que sua professora abandone a escola. As coisas começam a mudar com a chegada do rígido, porém justo, Igor. O filme, de absoluto lirismo, pureza e beleza, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Lições da infância / Obecná škola / 1991
Gênero: Romance
Direção: Jan Svěrak
Roteiro: Zdeněk Svěrak
País produtor: República Tcheca
Duracao: 97 min.
Idioma: tcheco – legendas em português
Mudança Relâmpago
Por sugestão de várias famílias, Dr. Radosta organiza, em Praga, a mudança simultânea de doze apartamentos. Segundo ele, “o maior evento na história da migração”, projeto que ele chamou de “Mudança Relâmpago”. Ao longo das cenas, surgem várias complicações e situações cômicas. Um filme cult para os tchecos, comédia excelente, bem ao estilo da dupla Smoljak – Svěrak.
Mudança Relâmpago / Kulovy blesk / 1979
Gênero: Comédia
Direção: Ladislav Smoljak, Zdeněk Podskalsky
Roteiro: Ladislav Smoljak, Zdeněk Svěrak
País produtor: Tchecoslováquia
Duração: 82 min.
Idioma: tcheco —legendas em português
Classificação indicativa livre
Num Ceu Azul Escuro
Drama vivido por dois pilotos tchecos que, durante a Segunda Guerra Mundial, integraram a Forca Aérea Britânica, participando de batalhas nos ceus de Londres, mas que acabam se apaixonando pela mesma mulher. O filme reflete também a história trágica depois da guerra, quando os herois, que lutaram contra o fascismo, regressam para a Tchecoslováquia e são perseguidos por outro regime totalitário, comunista.
Num Ceu Azul Escuro / Tmavomodry svět / 2001
Gênero: Drama, Romance, Ação
Direção: Jan Svěrak
Roteiro: Zdeněk Svěrak
País produtor: Republica Tcheca / Gra-Bretanha / Alemanha /
Dinamarca
Duração: 112 min
Idiomas: tcheco, inglês —legendas em português
Classificação indicativa livre
O Passeio
Homenagem de Jan Svěrak ao cult americano Sem Destino, dirigido por Dennis Hopper. Dois amigos compram um velho cabriolé e partem para um passeio de verão. O destino é passear e o objetivo, se divertir. Ao oferecer carona a uma linda moça, a história começa. Filme com uma excelente trilha sonora, premiado no Festival de Karlovy Vary e em outros festivais europeus.
O Passeio / Jizda / 1994
Gênero: Comédia, Romance, Drama
Direção: Jan Svěrak
Roteiro: Martin Dostal
País produtor: República Tcheca
Duração: 90 min.
Idioma: tcheco —legendas em português
O Retorno de Kuki
Uma história aventureira e poética para toda a família, na qual a imaginação das crianças assume o papel principal. O pequeno Andy sofre de asma e por isso a sua mãe decide jogar no lixo o seu brinquedo favorito, o urso de pelúcia Kuki. Quando Kuki é jogado fora, a imaginação de Andy começa a trabalhar. Será que a história é apenas um sonho de um menino ou Kuki realmente foi para a maior aventura de sua vida de pelúcia? O Retorno de Kuki é um filme inédito no Brasil, repleto de cenas de ação e diálogos espirituosos, conectando crianças e público adulto. Durante a Mostra, será exibida a versão em inglês, com legendas em português. O filme ganhou prêmios nos festivais internacionais de Karlovy Vary (República Tcheca) e Bucareste (Romênia).
O Retorno de Kuki / Kuki se vraci / 2010
Gênero: Animação
Direção: Jan Svěrak
Roteiro: Jan Svěrak
País produtor: República Tcheca
Duração: 93 min.
Idioma: Inglês —legendas em português
Classificação indicativa livre
Papai
O olhar amoroso e cheio de admiração do filho Jan para com seu pai, Zdeněk Svěrak, ator, roteirista, músico, compositor e diretor de teatro. O filme mostra também dezenas de anos de amizade e solidariedade, as bases para o sucesso do famoso Teatro Jara Cimrman, originado por um grupo de amigos em volta de Zdeněk. Outro aspecto igualmente importante do documentário é a colaboração de um pai de família em parceria com seu filho. Inédito no Brasil, o filme leva ao espectador a emoção de descobrir o segredo dos filmes de Svěrak. Premiado em festivais internacionais na Eslováquia e na República Tcheca.
Papai / Tatinek / 2004
Gênero: Documentário
Direção: Jan Svěrak, Martin Dostal
Roteiro: Jan Svěrak, Martin Dostal
País produtor: República Tcheca
Duração: 92 min.
Idioma: tcheco —legendas em português
Classificação indicativa livre
Programação CCBB SP
Quarta-feira (19/09)
15:30 Lições da Infância
17:30 Papai
19:30 O Passeio
Quinta-feira (20/09)
15:30 Garrafas vazias
17:30 Mudança Relâmpago
19:30 Kolya – Uma lição de Amor (1996)
Sexta-feira (21/09)
15:30 O retorno de Kuki
17:30 A Minha Pequena Aldeia (1985)
19:30 Num Céu Azul Escuro (2001)
Sábado (22/09)
15:30 Mudança Relâmpago
17:30 Garrafas vazias
19:30 O Passeio
Domingo (23/09)
15:30 O retorno de Kuki
17:30 Lições da Infância
19:30 Papai
Pai e Filho – Mostra de Cinema Svěrak
CCBB SP – 19 a 23 de setembro
CCBB Rio – 25 a 30 de setembro
CCBB DF – 02 a 16 de outubro
Rua Álvares Penteado, 112
Centro – São Paulo – SP
Terça a domingo – 10h às 22h
Informações: (11) 3113-3651 / (11) 3113-3652
Ingressos de cinema: Entrada franca, mediante retirada de senha uma hora antes do início de cada sessão.