A comédia musical A Todo Vapor, produção inédita do SESI-SP, chega ao Teatro do SESI Vila das Mercês no sábado (4/8), às 20h, com entrada gratuita. A montagem, encenada pelo grupo paulista Núcleo Experimental – formado por atores que também trabalham com a linguagem musical –, foi inspirada na série Teatro a Vapor, do autor maranhense Artur Azevedo (1855-1908). Ao final do espetáculo haverá um bate-papo com Fernanda Maia, responsável pela direção musical da montagem. Intitulado A música no teatro – A experiência do Núcleo Experimental, o encontro tem como objetivo falar sobre a elaboração de trilhas sonoras para peças.
O espetáculo A Todo Vapor narra de forma bem-humorada um dia na vida dos trabalhadores brasileiros. Relações de trabalho, planejamento financeiro, transporte urbano, qualidade de vida, alimentação saudável, cuidados com a saúde, estresse e dinâmicas de poder no ambiente profissional são alguns dos temas retratados em cenas curtas, inspiradas na obra de Artur Azevedo, um dos grandes cronistas do cotidiano.
O enredo é costurado por sucessos da música popular brasileira, incluindo canções das décadas de 1930 e 1940. No repertório estão compositores como Wilson Batista, Cyro Monteiro, Almirante, Luiz Gonzaga, Ataulfo Alves e Ari Barroso. Destaque para os clássicos Amigo Urso, Apanhei um Resfriado, Bonde de São Januário e Falta um Zero no Meu Ordenado, que convidam o público a um momento de descontração em meio à rotina diária, suscitando reflexões sobre o cotidiano.
Sobre o Núcleo Experimental
Criado em 2005, em São Paulo, o Núcleo Experimental conta atualmente com 55 atores que integram o elenco de oito peças de seu repertório. Com um trabalho que enfatiza autores inéditos e textos referenciais, o grupo já foi indicado a 13 prêmios de teatro e alcançou mais de 100 mil espectadores. Entre as montagens realizadas pela companhia, destaque para Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, Cândida, de Bernard Shaw, e As Troianas – Vozes da Guerra, adaptação do texto de Eurípedes.
Local: SESI Vila das Mercês – rua Júlio Felipe Guedes, 138, Vila das Mercês
Data e horário: sábado (4/8), às 20h. O bate-papo acontece logo após o espetáculo
Capacidade: 190 lugares e 4 para cadeirantes
Duração: 50 minutos (peça) e 90 minutos (bate-papo)
Classificação indicativa: livre
Informações: (11) 2947-8172 / 4677 / 4724
Entrada franca – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.