Na próxima sexta-feira, dia 29, às 21h, o SESC São José dos Campos recebe o Quarteto Colonial do Rio de Janeiro pelo projeto Sonora Brasil 2012 – Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil.
O repertório do grupo vocal parte da obra do padre José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830), que foi mestre de capela da Sé do Rio de Janeiro e, posteriormente, da Capela Real, passando por compositores de vários períodos até a atualidade, como Villa- Lobos, João Guilherme Ripper, Lobo de Mesquita, Alexandre Schubert e outros. Com Doriana Mendes, Daniela Mesquita, Geilson Santos e Luiz Kleber Queiroz.
A expressão “música sacra” designa a música erudita da tradição religiosa judaico-cristã, mas em sentido mais amplo também relaciona a música religiosa presente em cultos de outras religiões. Encontra-se essa denominação desde a Idade Média, quando se buscou definir uma forma distinta para as composições relacionadas às missas e outras práticas religiosas, tendo o canto gregoriano como uma de suas expressões mais antigas e reconhecidas.
Sobre o Sonora Brasil 2012 – Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil
O Sonora Brasil – formação de ouvintes musicais, é um projeto de circulação nacional e formação de platéias em música de câmara brasileira, realizado em parceria com o Departamento Nacional do SESC. A cada ano, a curadoria é feita a partir de um recorte temático. O tema deste ano, Sagrados Mistérios, apresenta repertório de música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.
Data: Dia 29, sexta, às 21h.
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Local: Auditório do SESC
Grátis
Recomendação 14 anos.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC