O espetáculo Véspera faz temporada no Teatro Itália até 8 de Julho.
Do meio-dia até o anoitecer, sem energia elétrica, a casa de uma família está prestes a ser demolida. O Natal é amanhã e o último dia antes da festa é o foco de VÉSPERA.
Interessada pelo dia que antecede os rituais numa sociedade, a autora tem a proposta de apresentar um diálogo ágil, por meio de um texto que cobre a passagem de tempo, da hora do almoço até o lusco-fusco do cair da tarde.
Camila Appel também se deixa seduzir pelas camadas existentes nas relações humanas. A formação e a dissolução do núcleo familiar, sob a influência da tecnologia, são focos do espetáculo, que levanta discussões envolvendo assuntos inerentes à sociedade contemporânea.
Os ciclos familiares também merecem atenção da dramaturga. A ideia de Véspera surgiu de seu olhar sobre o envelhecimento de seus pais. “Até o terceiro sinal, observamos a personagem Filha (Silvia Lourenço) assistindo a demolição da casa onde cresceu”, detalha Camila Appel, para depois reproduzir trecho da peça. “Mãe, eu não tive filhos para não ter que aceitar o fim de um ciclo, o fim do seu ciclo mãe.”
A partir daí, o público é levado a acompanhar a preparação do ritual natalino, comandado pela protagonista Eva (Cris Nicolotti), mas a chegada de um vizinho curioso, Daltôn (Rafael Maia), faz o enredo tomar novos rumos.
Camila Appel emprestou o título da montagem do latim vespera: “cair da tarde, anoitecer, relacionado a Vesper, o planeta Vênus, que surge no final do dia – indicando o começo da noite”. Em inglês e hebraico, a palavra Véspera é Eva (Eve), mesmo nome da protagonista.
Teatro Itália
Endereço: Av. Ipiranga, 344 – Subsolo – Metrô República – Centro – São Paulo – SP
Temporada: 18 de maio a 8 de julho de 2012.
Horário: Sexta e sábado 21h | Domingo 19h.
Gênero: Tragicomédia
Preço: R$ 30,00 a 40,00
Não recomendado para menores de 14 anos.
Informações: (11) 2122-2474
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.