O SESC Taubaté realiza em maio Mostra Itinerante Krzysztof Kieslowski na cidade de Lorena. Serão exibidas obras do cineasta polonês no período intitulado Terceiro movimento: os desdobramentos do fim do regime comunista polonês e o deslocamento para a Europa Ocidental geram uma nova possibilidade de criação por meio de A Dupla Vida de Véronique e, destacadamente, de a trilogia das cores A liberdade é Azul; A Igualdade é Branca; e A Fraternidade é vermelha. Com essa trilogia, vem o sucesso de crítica e de público, e os numerosos prêmios internacionais do cineasta. As sessões têm entrada franca.
Confira a programação:
Dia 08, às 19h30.
A dupla vida de Véronique, Polônia / França, 1991, 93 minutos.
Véronique vive em Paris, Weronika em Varsóvia. A atriz Irene Jacob interpreta essas duas mulheres que nasceram no mesmo dia e que, de alguma maneira, à distância, sentem a presença uma da outra. Essa estranha conexão interfere em suas vidas e relacionamentos.
A trilogia das cores
Dia 15, às 19h30.
A liberdade é azul, Polônia / França / Suíça, 1993, 100 minutos.
França, início dos anos 90, às vésperas da Unificação Européia. Julie perde o marido, um famoso compositor, e a filha num trágico acidente de carro. Traumatizada, ela procura se libertar de tudo que lhe lembre o passado e, aos poucos, tenta reencontrar a vontade de viver.
Dia 22, às 19h30.
A igualdade é branca, Polônia / França / Suíça, 1994, 91 minutos.
O polonês Karol casa-se com a francesa Dominique e muda-se para Paris. O casamento não dá certo e ela pede o divórcio. Karol passa a viver como mendigo na capital francesa. Após muitos contratempos, ele volta para Varsóvia, onde consegue enriquecer. Ainda apaixonado, Karol trama uma inusitada vingança contra a ex-esposa.
Dia 29, às 19h30.
A fraternidade é vermelha, Polônia / França / Suíça, 1994, 99 minutos.
Valentine é uma modelo que vive em Genebra. Certo dia, atropela uma cachorrinha e, preocupada, sai em busca de seu dono. Assim, conhece o homem que mudará a sua vida: um juiz aposentado que passa os dias espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos. É o início de uma história de redenção, compaixão e perda sobre a comunicação entre os homens.
Local: Casa de Cultura Rua Viscondessa de Castro Lima, 10 Centro Lorena.
Realização: SESC Taubaté e Prefeitura Municipal de Lorena.
Grátis.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC