O Coral Lírico de Minas Gerais, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, se apresenta na Igreja Metodista Central (localizada à Rua Tupis, 50), nesta quinta-feira, dia 19 de abril, às 20h, dentro da programação da Série Concertos na Cidade. Sob regência do maestro Márcio Miranda Pontes, os coralistas apresentam obras que representam a raiz do repertório gospel. Em arranjos para coral misto e piano, as onze canções do programa serão apresentadas com o texto original, em inglês. O concerto contará com a participação do pianista Wagner Sander.
Márcio Miranda Pontes destaca o fato de que “as obras fazem parte da evolução da música popular norte-americana e são a fonte de inspiração para o blues, o jazz e o rock”.
Desde a estreia em março, a Série Concertos na Cidade já foi vista por mais de 700 pessoas. Ao longo de 2012, o projeto passará por igrejas e museus da capital mineira.
Coral Lírico de Minas Gerais
O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos do país a ter um repertório diverso que abrange grandes obras como óperas, oratórios barrocos e concertos corais sinfônicos. Já recebeu importantes prêmios e atuou ao lado das principais orquestras brasileiras: a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Atualmente, o Coral Lírico conta com a regência do maestro Márcio Miranda Pontes, especialista em Musicologia Histórica Brasileira pela UFMG e pesquisador da música colonial mineira, que realizou turnês pela Europa e pela América do Sul para divulgar a música brasileira. Recebeu, em 1996, Comenda do Mérito Artístico Rômulo Paes, da Câmara Municipal de Belo Horizonte e, em 1998, o Troféu Pró-Música na categoria Melhor Regente de Minas Gerais.
Maestro Márcio Miranda Pontes
Márcio Miranda Pontes iniciou seus estudos musicais ainda jovem com a pianista Nilza Cavalcanti. É Bacharel em Canto e Regência com especialização em Musicologia Histórica Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, em São Paulo.
Foi regente assistente de Carlos Alberto Pinto Fonseca no Coral Lírico de Minas Gerais e com ele dirigiu concertos com repertório lírico e sinfônico-coral, além de prepará-lo para a gravação do CD “Maracatu de Chico Rei” de Francisco Mignone. Como regente titular do Coral BDMG e da Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita realizou turnês pela Europa e América do Sul divulgando a música brasileira.
Realizou intensa atividade cultural no Uni-BH / Fundac-BH onde foi Diretor Executivo do Festival de Inverno de Ouro Preto de 2000 a 2004, responsável pelos projetos filantrópicos das Instituições e pela gestão de conteúdo e captação de recursos para a TV Inconfidentes de Ouro Preto.
Recebeu, em 1996, Comenda do Mérito Artístico Rômulo Paes, da Câmara Municipal de Belo Horizonte e, em 1998, o Troféu Pró-Música na categoria Melhor Regente de Minas Gerais. Desde agosto de 2010, é regente do Coral Lírico de Minas Gerais.
Programa
– Glory, glory Halleluia (Arr. Catherine DeLanoy)
– Tell me the story of Jesus (Fanny Crosby – Arr. Mo Rector)
– Precious Lord, take my hand (Thomas Dorse – Arr. Mo Rector)
– O love that will not let me go (Albert Peace – Arr. Mo Rector)
– He looked beyond my fault (Londonderry Air – Arr. Mo Rector)
– Nothing but the blood (Robert Lowry – Arr. Mo Rector)
– Come travel with me (Schott Farthing)
– Sure on this shining night (James Agee – Arr. Samuel Barber)
– Praise His holy name (Keith Hampton)
– Choral reflection on Amazing Grace (Arr. Roges Ames)
– We’ll shout and give Him glory (Arr. Roges Ames)
Data: 19.04 – quinta-feira |
Horário: 20h
Local: Igreja Metodista Central
Endereço: Rua Tupis, 50, Centro
Duração: 1h
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Informações para o público: 3236-7400
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.