O maior concurso de design de joias em ouro do mundo – o AngloGold Ashanti AuDITIONS, já está com inscrições abertas para sua sexta edição no Brasil. E para celebrar seus 10 anos de existência no país, o concurso terá este ano uma edição especial, que vai escolher, além dos 12 finalistas, as seis melhores peças criadas por designers já premiados em pelo menos uma das edições anteriores.
Realizado bianualmente na China, Índia, África do Sul e Emirados Árabes, além do Brasil, o AuDITIONS BRASIL propõe como tema este ano “Brasilidade”, que aponta para duas direções: a opulência nativa, ligada à natureza exuberante do país, e o sincretismo de nosso povo e de nossa cultura. Esse tema foi escolhido a partir de pesquisa exclusiva encomendada à consultoria internacional TJF Group e está alinhado a uma macrotendência chamada “Indigenuity”, relacionada a um retorno ao que é autêntico, indígena e da terra.
O AuDITIONS
O AuDITIONS foi criado há 12 anos na África do Sul e é considerado o maior concurso de design de joias em ouro do mundo. Este programa institucional contribui para o desenvolvimento do setor joalheiro, principal destino do ouro, além de servir como uma ferramenta na promoção das práticas de governança, sustentabilidade, responsabilidade social e sustentação do negócio da empresa, ao incentivar o rejuvenescimento da joalheria, tornando o produto mais atrativo ao consumo. Além de estimular a inovação, contribuir para a renovação do design de joias, estabelecer tendências e incentivar o uso de novas tecnologias pelo setor joalheiro, ele ainda permite a projeção do país no exterior como exportador de capacidade técnica e criatividade.
O tema do AuDITIONS 2012
Nas últimas décadas, o Brasil vem crescendo substancialmente, o superaquecimento da economia e as rápidas mudanças nos estilos de vida se tornaram um desafio. A homogeneização cultural oriunda da globalização acende um temor pela perda da individualidade.
Nesse contexto, desperta uma tendência de retorno à autenticidade, que pode ser encontrada nas culturas antepassadas, origens humanas e na conexão com a natureza, pois, a verdadeira transformação da sociedade só poderá ser alcançada por meio de medidas sustentáveis. A estética moderna que remete às tribos surge como um refúgio, uma busca por um significado e a reafirmação de uma identidade. Também expressa um novo desejo por um consumo consciente, no qual a qualidade e a rastreabilidade são essenciais. Torna-se importante valorizar o fazer-manual de produtos de consumo, exaltando a diversidade de recursos naturais, da fauna e da flora do Brasil.
Por esse motivo se propõe um retorno aos temas relacionados à terra, rituais, iconografias e objetos que carregam um significado cultural. Em 2012, o concurso instiga os participantes a criarem peças icônicas, ricas em textura e diversidade, que traduzam os valores e culturas brasileiros com uma visão voltada para o futuro.
As Categorias
Em sua edição especial, comemorativa dos 10 anos do concurso no país, o AuDITIONS 2012 terá, ao final, uma coleção composta por 18 joias, sendo 12 da categoria “Prêmio AuDITIONS” e 06 da categoria “Prêmio 10 anos AuDITIONS”.
A categoria Prêmio AuDITIONS é destinada à participação de designers de joias e pessoas envolvidas com a criação e produção joalheira, joalheiros, profissionais e amadores, bem como estudantes de cursos de Design ou áreas afins (Arquitetura, Belas Artes, Artes Plásticas, Moda), residentes e domiciliados no Brasil, que efetivamente se inscreverem no concurso. Doze peças serão selecionas nesta categoria e a vencedora receberá um prêmio de R$ 25.000 em barra de ouro
A Categoria Prêmio 10 Anos AuDITIONS é destinada aos designers já premiados em pelo menos uma edição do AuDITIONS Brasil, cuja participação é restrita e limitada por convite formal a ser enviado pela AngloGold Ashanti. Seis peças serão selecionadas entre as inscritas nesta categoria e a grande vencedora receberá um prêmio de R$ 30.000 em barra de ouro.
O Cronograma do Concurso
Desde o último dia 12 de março as inscrições para o AuDITIONS Brasil 2012 estão abertas. Elas devem ser feitas mediante o preenchimento de uma ficha no site oficial do concurso. O prazo para as inscrições e envio de projetos vai até o dia 08 de junho. Ainda no mês de junho, em datas a serem divulgadas, acontecem o julgamento dos projetos enviados e o anúncio dos classificados.
A produção das peças selecionadas, com material fornecido pela AngloGold Ashanti, começa no dia 02 de julho e se estende até o dia 14 de setembro, prazo final para a entrega das peças, que passarão por um novo julgamento. Nos dias 13 e 14 de novembro, acontecerá o evento final de premiação do Concurso.
Todas as informações sobre o AuDITIONS Brasil 2012, fichas de inscrição e o regulamento completo do concurso podem ser consultados no site oficial – www.auditionsbrasil.com.br. O AuDITIONS também pode ser acompanhado pelo Facebook (http://www.facebook.com/pages/AuDITIONS-Brasil/194171280689641) e Twiter @auditionsbr (http://twitter.com/auditionsbr).