Está aberta a temporada de novos cursos do MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. De abril a junho, acontecem cinco novos programas com temáticas bastante variadas.
Os amantes do cinema contam com três opções: Alfred Hitchcock – O Mestre do Suspense, Quadro a Quadro e Cinema expandido. O primeiro, com início em 13 de abril, vai abordar a carreira e a técnica de Hitchcock, mestre do cinema que influenciou diversos grandes nomes de outras gerações. O crítico Marcelo Lyra será o ministrante do curso, que tem cinco aulas. Já o workshop Cinema expandido, que acontece em maio, tem como objetivo abordar de modo teórico e prático a linguagem de dispositivos do cinema expandido, instalações imersivas, interativas e ou outros modelos de interfaces. Também para quem deseja aperfeiçoar técnicas audiovisuais, está a oficina Quadro a Quadro, em que os participantes aprenderão a desenvolver pequenos filmes a partir de fotografias estáticas. O objetivo da oficina, que também ocorre em maio, é abordar técnicas de produção de imagens utilizadas ao longo da história para gerar imagens em movimento.
Já para interessados em desenvolver projetos culturais há o curso Leis Rouanet e ProAc-ICMS – como usá-las de forma estratégica, com início em maio. A ministrante Ana Paula Galvão, da Gesta Cultura, irá apresentar, passo a passo, o uso dos mecanismos de incentivo fiscal de fomento ao mercado de patrocínio cultural – desde a inscrição do proponente à prestação de contas, passando pelas estratégias de prospecção de potenciais patrocinadores, construção de planos de cotas e reciprocidades e plano de marketing do projeto.
O MIS também promove, em abril, um workshop voltado à produção de games. O Worldbuilding – Criação de Mundos irá tratar da criação de mundos para games, comparando as diferentes possibilidades de mundos relacionados com os gêneros de jogos.
Como participar
As inscrições para todos os cursos já estão abertas e devem ser efetuadas pelo site do MIS: www.mis-sp.org.br.
Data: de 20 de abril a 18 de maio de 2012
Horário: sextas-feiras, das 19h às 22h
Local: Auditório LABMIS
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas). Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Vagas: 60 pessoas
Valor: R$50
Sinopse: Estudo sobre as técnicas narrativas, e evolução do estilo ao longo de 53 longas metragens e 25 filmes feitos para a TV. Serão analisados um a um todos os longas-metragens (exceto o segundo, que não existe mais) e os principais filmes feitos para a TV, por intermédio de uma seleção das cenas mais importantes de cada filme. Seminário com cinco aulas de três horas cada, totalizando trinta horas-aula.
Programa:
1ª aula – Os filmes mudos, de 1926 a 1929, a arte de falar por imagens, fundamental em sua obra. A fase sonora inglesa, de 1929 a 1939, a influência do expressionismo e o desenvolvimento das técnicas de suspense.
A Fase Americana
2ª aula – Descobrindo o sistema de Hollywood, de 1940 a 1947, a própria produtora, a descoberta da cor e do parceiro essencial, o fotógrafo Robert Burks.
3ª aula – O auge da maturidade técnica e artística, de 1953 a 1962
4ª aula – Hitchcock chega à TV e se torna popular, a retomada de velhos temas e a busca por novos caminhos.
5ª aula – A fase final, com lampejos de genialidade, de 1963 a 1976. Balanço geral da carreira e influência nas novas gerações. Referências em Coppola, Spielberg, Brian de Palma, Scorsese etc.
Sobre o ministrante: Formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, Marcelo Lyra passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando inicia-se como crítico de cinema. Foi sub-editor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, revista Bizz e outros. Atualmente é crítico do jornal Valor Econômico, da revista Língua Portuguesa e do site Cinequanon.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Data: de 8 a 11 de maio de 2012
Horário: terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 14h às 18h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas). Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Local: Sala de interface
Vagas: 20
Valor: R$ 40
Público-alvo: o evento é aberto a artistas, cientistas, tecnólogos, professores, estudantes e ao público em geral via inscrições on-line.
Sinopse: O objetivo central do é abordar de modo teórico e prático a linguagem de dispositivos de cinema expandido, instalações imersivas, interativas e ou outros modelos de interfaces audio-tatil-visuais. A idéia é orientar a elaboração de projetos. Desenvolver no aluno a competência para planejar e iniciar o desenvolvimento de propostas relevantes, de natureza prática, teórica e/ou hibrida, no campo de linguagens cinemáticas.
Sobre os ministrantes: Rejane Cantoni estudou Comunicação, Semiótica, Visualização de Sistemas de Informação e Interfaces Cinemáticas, em São Paulo e em Genebra; desde 1987pesquisa e desenvolve instalações imersivas com dispositivos de aquisição e manipulação de dados em ambientes naturais e ou sensorizados e automação. Leonardo Crescenti estudou arquitetura na FAU/USP, em São Paulo; desde1978 investiga e desenvolve projetos em várias mídias e suportes. Como diretor, realizou 13 curtas-metragens obtendo várias premiações e participações nacionais e internacionais, inclusive três participações na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Data: de 18 de maio a 12 de junho de 2012
Horário: às terças e sextas-feiras, das 19h às 22h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas). Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Local: Sala de workshop
Valor: R$ 80
Vagas: 12
Público-alvo: Para maiores de 16 anos, interessados em explorar e desenvolver técnicas de gravação e edição de imagens.
Sinopse: A oficina propõe aos participantes a experiência de fazer pequenos filmes a partir de fotografias estáticas. O objetivo é conhecer técnicas de produção de imagens utilizadas ao longo da história para produzir imagens em movimento. Durante a oficina, os participantes realizam exercícios práticos com câmeras, desenvolvem técnicas de registro quadro a quadro, stop motion, time lapse e pixalation, praticam exercícios de construção de tempo e espaço na narrativa audiovisual e editam (no final cut) seus vídeos nos computadores oferecidos pelo MIS. Cada participante deve levar sua própria câmera fotográfica digital e cabos para baixar as fotos no computador. Será aceita qualquer modelo de câmera digital.
Sobre o ministrante: EduAbad formou-se em cinema pela FAAP quando dirigiu Coentro e Quiabo na Carne de Sol (1995). Realizou os “making of”s dos longa-metragens: Ação Entre Amigos (1998), Bicho de 7 Cabeças (2001), Carandiru (2002), Narradores de Javé (2003) e Chega de Saudade (2008). Dirigiu o documentário Escola Pública (2005) e co-dirigiu os documentários Pirajuçara – Bacia do Concreto (2008) e Pixote in memorian (2006).
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Data: de 10 a 26 de abril de 2012
Horário: às teças e quintas-feiras, das 9h às 12h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas). Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Local: Sala de workshop
Vagas: 12
Valor: R$ 50
Sinopse: Este workshop irá tratar da criação de mundos para games, comparando as diferentes possibilidades de mundos relacionados com os gêneros de jogos. Irá abordar metodologias de criação, escala de mundos, dimensão, unidades de medida, economia, tempo e interação.
Sobre a ministrante: Sabrina Carmona é atualmente Game Producer da Idealista, uma empresa brasileira de games. Atualmente faz mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, pesquisando Games como Cultura. Coordena também o grupo de pesquisa CS: Games, com planos de expandir a pesquisa de videogame no país. Atualmente fortemente engajada em Dance Central, possui projetos ambiciosos de fazer games para consoles e de dar emprego na indústria de games para quem procura.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Data: de 23 de maio a 15 de junho de 2012
Horário: as quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 (até as 18hs, por período de até 6 horas). Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.
Local: Auditório LABMIS
Vagas: 60
Valor: R$ 50
Sinopse: A Lei Rouanet, primeira política pública brasileira de renúncia fiscal para o setor cultural, foi promulgada há 20 anos e foi de suma importância para que Estados e Municípios iniciassem diálogos mais aprofundados com os setores artísticos da sociedade. Desse diálogo, surgiram outras iniciativas ligadas à renúncia fiscal, sempre com o intuito de impulsionar o mercado de patrocínios a projetos culturais. Sendo o patrocínio de empresas uma das mais importantes fontes de receita para empreendimentos artísticos, é imperativo que produtores culturais e artistas aprendam se utilizar destes mecanismos de renúncia, que exigem procedimentos burocráticos e planejamento. O objetivo do curso é apresentar, passo a passo, o uso dos mecanismos de incentivo fiscal de fomento ao mercado de patrocínio cultural, da inscrição do proponente à prestação de contas, passando pelas estratégias de prospecção de potenciais patrocinadores, construção de planos de cotas e reciprocidades e plano de marketing do projeto.
Sobre a ministrante: Ana Paula Galvão é sócia da Gesta Cultura, empresa comprometida com a busca e divulgação de soluções em gestão cultural para empreendimentos no âmbito da Economia Criativa, cujo expertise está na Gestão de Projetos Culturais. Especialista em Gestão Cultural e Organização de Eventos e graduada em Relações Públicas, ambas pela USP|ECA, a profissional dedica seus mais de 10 de anos de experiência profissional no setor à consultoria para empreendimentos de pequeno e médio porte.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.