Alunos de escolas do Itaim Paulista vão poder apreciar uma mistura musical inusitada na terça-feira (20/3): a Jazz Sinfônica vai tocar funk com os MCs Dede e Nego Blue, expoentes do movimento Permitidão de Cidade Tiradentes. A Jazz Sinfônica é conhecida por unir a formação básica de uma orquestra erudita com instrumentos da música popular vindos do jazz; já movimento Permitidão ficou famoso pelas letras de conteúdo social que exaltam a paz. A apresentação acontecerá às 15h30 no teatro da Fábrica de Cultura do Itaim Paulista, centro mantido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
“Essa apresentação resume bem o que é o objetivo das Fábricas de Cultura: levar cultura de qualidade para a periferia de São Paulo e, ao mesmo tempo, dar espaço para que os talentos locais se apresentem”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. A Fábrica do Itaim Paulista foi uma das quatro inauguradas pelo Governo de São Paulo desde 2011, todas em bairros de periferia.
A Jazz Sinfônica será regida pelo maestro Fábio Prado. A apresentação começa com um concerto comentado, com pausas em que o maestro conversa com a plateia para explicar as músicas e os instrumentos.
No final, com arranjos especialmente preparados para a ocasião, o conjunto vai acompanhar MC Dede na música “Papai e mamãe”, que exalta a família e os estudos como o melhor caminho para o crescimento: “Estudar / Respeitar / O papai e a mamãe / Pra futuro a eles dar”, diz o refrão. Já o MC Nego Blue vai cantar com a Jazz a música “Progresso”, que afirma: “Se for pra se adiantar é progresso / Se parar de usar droga é progresso / Vá em frente na luta / Que um dia você faz sucesso”.
O Permitidão surgiu em Cidade Tiradentes como contraponto ao funk proibidão, que se popularizou com letras pesadas que exaltam a violência. A Jazz Sinfônica, por sua vez, é considerada uma orquestra singular por ter uma formação sinfônica acrescida de uma big-band e um repertório que une aspectos do erudito e do popular na mesma música. No entanto, será a primeira vez que se apresentará com funk.
Fábricas de Cultura
Quatro unidades do programa Fábricas de Cultura já foram inauguradas pelo Governo do Estado de São Paulo desde 2011: Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista e Jardim São Luiz. Mais uma unidade será inaugurada nos próximos dias em Vila Nova Cachoerinha e outras quatro estão em fase de finalização – todas em bairros da periferia de São Paulo, escolhidos por apresentar altos índices de vulnerabilidade juvenil.
As Fábricas são equipadas com salas de aula e biblioteca. Algumas unidades também têm teatro. Nesses espaços, são oferecidos cursos de iniciação artística a crianças e jovens, em linguagens como música, teatro, dança, artes visuais e circo. Nos fins de semana, há também atividades variadas para toda a comunidade, como shows e sessões de cinema. Tanto os cursos quanto a programação são totalmente gratuitos.
A proposta das Fábricas é dar à comunidade – especialmente aos jovens – novas oportunidades de crescimento pessoal por meio da cultura.
Fábrica de Cultura do Itaim Paulista
Endereço: Rua Estudantes da China, 500, Itaim Paulista
(Esquina com a Rua José Mario Donizetti Baroni)
Quando: 20/3, terça-feira, 15h30
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.