A exposição “Ecos”, da artista Alice Grou, abre o calendário de 2012 da Galeria Vertente, em Campinas. A mostra também inaugura a nova área do espaço que está mais amplo, possibilitando um maior número de obras expostas. A abertura ocorre nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, e a exposição fica aberta ao público até 17 de março.
A mostra reúne 11 fotografias de diferentes tamanhos, nas quais Alice toma como base os trabalhos dos artistas Giorgio Morandi (1890-1964) e Paul Cézanne (1839-1906), e os utiliza como suporte, “apropriando-se” da iconografia destes pintores.
Os dois foram grandes artistas que tiveram notoriedade por suas produções e se tornaram referência com a suas naturezas-mortas.
“Suas naturezas-mortas são muito mais do que meras relações formais. Os frutos, maçãs e laranjas, no caso de Cézanne, as garrafas, no caso de Morandi, e suas composições com um número de objetos cada vez mais reduzido, exprimem toda uma gama de relações humanas: solidão, harmonia, oposição, tensão. São estudos metafísicos dos objetos mais comuns e convidam-nos a uma contemplação serena, com ecos de melancolia”, afirma Alice.
Sobre a artista
Alice vive e trabalha em Campinas. Com formação acadêmica na área da Matemática (é doutora pela Unicamp), iniciou sua formação em Artes Visuais de forma independente, privilegiando a fotografia como linguagem. Participou de inúmeras exposições, como “79>09” no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, e também participou do ciclo de exposições do Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo.
::: Serviço :::
Exposição: “Ecos”, de Alice Grou
Local: Galeria Vertente. Rua. Dr. Cesar Bierrembach, 170, Centro. (19) 3043-7778
Abertura: 2 de fevereiro, das 19 às 22 horasVisitação: até 17 de março
Horário: de segunda a sexta, das 10 às 18 horas; aos sábados, das 10 às 13 horas
Entrada: gratuita